terça-feira, 31 de março de 2015

Sobre a palestra "A acessibilidade atitudinal como chave para um Brasil mais igualitário"

     Agradeço a querida presidenta da OAB MULHER RJ - Rosa Maria Fonseca​ - por ter confiado em mim, acreditado nas minhas ideias e aberto o plenarinho da nossa OAB para que eu palestrasse sobre acessibilidade atitudinal. 


  Agradeço, também, todos os humanos solidários que compareceram para que pudessemos refletir juntos sobre o tema. Foi uma troca maravilhosa.

Carinhosamente Deborah Prates




Comissão OAB MULHER e amigas que compareceram à palestra. 




 Intérprete de Libras Marcos Soares garantindo a acessibilidade para os surdos, a pedido da palestrante.











domingo, 22 de março de 2015

Convite para o I Encontro de Sustentabilidade da Mulher Brasileira






Convido a todos para o evento "I Encontro de

Sustentabilidade da Mulher Brasileira" que acontecerá no 


IFCS - Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ, 

 em 30/03/2015, das 14:00h às 19:00h.




A palestra de Deborah Prates será às 15:30h, com o tema 

"Sustentabilidade Social". Conto com todos vocês lá!






segunda-feira, 9 de março de 2015

Bafafa Feminino

Eternizando os momentos maravilhosos no evento do Dia Internacional da Mulher 2015, coordenado pela equipe BAFAFA feminino, em 08/03/2015. 


Local: praia Julio de Noronha, no final da praia do Leme 


Depois de um Dilúvio no RJ, o nosso domingo despontou
 magnífico. Uma benção. Nossa linda presidenta Rosa Maria Fonseca recebeu uma homenagem representando a OAB-MULHER RJ. 


Tem sempre lugar rendermos as nossas homenagens ao nosso presidente da OAB RJ, Dr Felipe Santa Cruz, pela maneira enfática com que vem administrando todas as nossas comissões; no caso em especial falo da OAB MULHER.

















Carinhosamente. Deborah Prates.  

domingo, 8 de março de 2015

Feminista: no fundo todas somos, só não sabemos!

Feminista: no fundo todas somos, só não sabemos!


A palavra "feminismo" soa forte e é carregada com um estereótipo negativo, proveniente de velhos preconceitos. Porém, todas somos feministas e no fundo não sabemos.


Em primeiro lugar feminismo não é o inverso do machismo; não prega a supremacia feminina ou a subjugação de todos os homens. Feministas não odeiam os homens.


É verdade que existem aquelas misândricas, mas você não precisa ser uma delas. Também não tem nada a ver com ser feminina: nenhum batom ou salto alto impede você de querer os seus direitos respeitados. Não há nenhum problema em gostar de moda ou cuidar da beleza.


Feminismo prega a igualdade de gêneros. Basicamente se você concorda que as mulheres devem ter os mesmos direitos dos homens, poder votar e ser votadas, ganhar a mesma quantia que um homem exercendo uma mesma função e que as mulheres não devem sofrer nenhum tipo de agressão no lar: parabéns, você é feminista!


Há 80 anos as mulheres conseguiram o direito ao voto; em 1952 elas conquistaram os mesmos direitos civis que os homens; em 2006 entrou em vigor a Lei Maria da Penha: todas essas foram conquistas feministas, ou seja, em prol da igualdade entre os sexos.


Podemos pensar então que tivemos um elevado progresso em nossa luta e que hoje vivemos em um mundo igualitário. Quem dera fosse... De fato, foram conquistas lentas, mas muitíssimo importantes. Porém a igualdade de gênero está longe, infelizmente. Em pleno 2015 há meninas e mulheres sendo molestadas e perturbadas nos transportes públicos, como um claro ato de machismo e dominação masculina, como se o homem pudesse fazer e falar o que quiser para uma mulher só por ser homem, sem qualquer tipo de punição.


Também ainda existem mulheres ganhando menos por serem mulheres, sendo demitidas ou desfavorecidas por seu gênero, declarações escabrosas de deputados nesse sentido... Temos ainda, apesar da Lei Maria da Penha, milhões de mulheres sendo mortas ou agredidas por seus parceiros, sem a coragem de denunciá-los.


Então sim, ainda precisamos de muito feminismo. Precisamos avançar mais e mais e mais, pois mudar uma sociedade não é tarefa rápida. Demanda muito esforço e repetição. É por isso que é necessário retirar do termo feminismo todo o pé atrás que exista, toda a relutância. Se você acredita em direitos iguais pronuncie-se, grite: EU SOU FEMINISTA. Só assim avançaremos nessa luta incansável, mas absolutamente necessária.



Fontes: http://www.cartacapital.com.br/blogs/feminismo-pra-que/feminismo-para-leigos-3523.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Direitos_da_mulher




ALICE MABEL PRATES.

sábado, 7 de março de 2015

Vídeo-Convite evento Dia Internacional da Mulher 2015

Convite!


Convido a todos os solidários humanos para o evento em 

conscientização ao Dia Internacional da Mulher, cujos 

detalhes estão no pequeno vídeo abaixo.

Grata. Vejo vocês lá!

segunda-feira, 2 de março de 2015

Dia Internacional da Mulher!

DIA INTERNACIONAL DA MULHER




Ser mulher e deficiente, inúmeros desafios a vencer!


Local: Praça Júlio de Noronha - Leme - Zona Sul do Rio de Janeiro


8 de março de 2015 (domingo)


Horário: das 10 horas até 17 horas





Mobilização na Zona Sul, bem como com as militantes e lideranças localizadas em diversos bairros e comunidades do Rio de Janeiro, através de seus segmentos e organizações.


VISUAL DO EVENTO: serão montadas 30 tendas espalhadas na praça que serão ocupadas por profissionais da área de saúde, jurídica, educação, cultura e lazer.


A COMISSÃO OAB-MULHER RJ estará presente para somar nas informações jurídicas e esclarecer sobre a importância da implementação da ACESSIBILIDADE ATITUDNAL para a conquista da igualdade de gênero e tanto mais.


Serviços de utilidade pública serão apresentados às mulheres e seus familiares.


Algumas entidades afins do universo feminino estarão dando apoio, bem como a sociedade civil e os órgãos públicos que atenderam com seus projetos populares às mulheres e seus familiares.


Exposição de fotos de mulheres notáveis.


Distribuição de brindes e folders informativos para conscientização de mulheres.


Utilização de som para entrega de premiação para as mulheres.



A sua presença será imprescindível para que as necessárias mudanças floresçam. Participe!!!!!



DEBORAH PRATES