sexta-feira, 7 de outubro de 2011

PROJETO: "TEM VISIBILIDADE? OLHE PARA NÓS"!



Descrição de imagem: Foto de fundo branco com três armações de óculos redondas, divertidas e sem as lentes, arrumados como um triângulo. Acima, no vértice, uma de cor lilás; embaixo, na base à esquerda a segunda armação de cor vermelha e à direita a terceira armação de cor verde lima. 

A imagem acima foi escolhida para ilustrar a frase: "Se lhe derem uns óculos sem as lentes, cuidado! É armação." Uma alusão aos sites, estabelecimentos, eventos e pessoas que usam as palavras INCLUSÃO e ACESSIBILIDADE, como marketing, sem realmente prezar por isso. Lembre-se: nunca faça nada para PcD (Pessoa com deficiência) sem ouvi-la. 

Esse projeto nasceu pós ida ao Rock in Rio/2011. Tamanha fora a negligência dos Srs. Organizadores relativamente a falta da - tão sonhada - ACESSIBILIDADE, que resolvi interagir com a sociedade. Inteiração essa que só tomará corpo se somada com a vontade de CADA UM LEITOR que, também tenha por meta, um Planeta MELHOR para todos! Eis a força da REDE DA SOLIDARIEDADE!
            
Partindo da minha crônica - "UMMUNDO PIOR PARA TODOS" - registrando a minha passagem pela Cidade do Rock, aliada ao total DEBOCHE dos organizadores, foi que brotou a ideia de envolver a todos que, de alguma forma, tenham VISIBILIDADE para que abracem a nossa luta.

*** CONTEÚDO/PROPOSTA:
            A proposta é bem singela. Não envolve dinheiro/recursos, mas, tão-só, espírito de SOLIDARIEDADE e AMOR AO PRÓXIMO.

 "TEM VISIBILIDADE? OLHE PARA NÓS!

            Apesar de uma farta legislação sobre o assunto, muito pouco temos feito para diminuir as diferenças no que concerne a ACESSIBILIDADE física, de informação/comunicação e atitudinal. Esse desrespeito parece ser CULTURAL! Não é possível que, por exemplo, num evento tão grande, tanto do ângulo estrutural, quanto do comunicacional os Srs. Organizadores não tenham tido a preocupação de contratar uma Equipe com conhecimento na área. Afinal, somos igualmente SERES HUMANOS!
            Abaixo informo aos amigos alguns dos pontos que constatei como DESUMANOS, a fim de que também possam avaliar se tenho razão.

            1 - PORTÃO ESPECIAL - De cara faço meu protesto com relação a existência de um portão especial que atinja o seu objetivo. No site do Rock in Rio havia essa indicação. Daí é que fui, com minha filhota, procurar esse oásis! Loucura total! Absurdo ser o 1º portão destinado ao grande público. Óbvio que se temos deficiência nosso portão deveria vir antes dos outros, não acham justo? andar cerca de + 1 KM até achar o especial e ficarmos quietos é não nos amarmos! Ninguém, absolutamente ninguém, sabia dar informação onde achá-lo. Diziam: DEVE SER LÁ NA FRENTE. Ou: DEBAIXO DAQUELE VIADUTO. Ou: NÃO TENHO A MENOR IDEIA. Fomos caminhando sozinhas porque o fluxo terminara no principal. Sobre os assaltos não precisamos falar agora, já que a mídia foi forte nesse sentido!

            2 - FALTA DE CLAREZA NAS INFORMAÇÕES: O portão especial estava assim no sit: DO PRINCIPAL É O ESPECIAL O ÚLTIMO DO LADO ESQUERDO EXTREMO. Inimaginável entender isso! Total desrespeito! O que significa o último do lado esquerdo extremo???

            3 - RÁDIO E DESRESPEITO - Procurei - com + de 20 prepostos - banheiros e locais destinados aos deficientes e NÃO foram encontrados pelos prepostos. Mesmo com o auxílio de rádio ninguém sabia nada de nada. O pior é que passavam o rádio na nossa frente e diziam: ESPEREM AQUI QUE VIRÁ UM PROMOTOR DO EVENTO BUSCAR VOCÊS. E ficávamos ao Deus dará! Ninguém aparecia. Fomos feitos de tolos inúmeras vezes! Voltaremos a ser os "BOBOS DA CORTE"?

            4 - BANHEIROS QUÍMICOS - Só encontrei UM. Ainda assim foi minha filhota quem avistou e não qualquer preposto que tenha dado informação. O lema era "CADA UM POR SI E DEUS POR TODOS"! Mesmo assim a pia era do lado de fora e tinha um grande degrau que nenhum cadeirante poderia subir. Senti bem a sua altura com a MINHA BENGALA! Enorme!

            5 - ÔNIBUS COM ELEVADOR - Total falta de respeito com os cadeirantes! Eles terem que "fechar" suas "pernas" para colocá-las no bagageiro! E terem que ser carregados para a poltrona do ônibus por estranhos despreparados! Um absurdo! Temos que nos ater que a tecnologia é para o deficiente parte INTEGRANTE de seu corpo. Vale dizer que separar o cadeirante de sua cadeira é total FALTA DE HUMANIDADE. A cadeira de rodas faz parte do deficiente, pelo que não se pode conceber que num evento do porte do ROCK IN RIO não houvesse disponibilidade financeira para ônibus com ELEVADOR! Na verdade as autoridades competentes NÃO fiscalizam o transporte público, ficando com a sociedade essa GRITA!

            6 - ÔNIBUS PARA OS IDOSOS E OUTROS - Também há que ser ressaltado que os ônibus com elevadores não servem apenas para atender os deficientes. Basta consultar as recentes pesquisas para verificar que as pessoas estão vivendo bem mais. Vale dizer, pois, que os IDOSOS estão aumentando e que precisam ter seus direitos respeitados! Encontramos muitos idosos com seus netos e sem respeito! Andar 1,5 KM até o portão principal e mais 1 KM até o nosso especial é um abuso! Também existiram grávidas, pessoas com membros engessados, recém operados que precisariam de elevador no ônibus. Além do que estes teriam que ir até os portões. É o nosso direito de ir e vir com respeito e liberdade!

            7 - RAMPAS INCLINADAS - As rampas, por conta da irregularidade do terreno, não estavam TODAS adequadas para os cadeirantes e outras pessoas. Muitas, pelas quais passei, estavam extremamente inclinadas. Algumas tão íngremes que tive que pedir ombro amigo para me apoiar com temor dos pés deslizarem. Para dar pseudo acesso foram colocadas madeira revestidas com grama artificial numa lambança só! Percorri toda a Cidade do Rock, até porque estava acompanhando adolescentes (filha e amigas). A curiosidade das meninas me fizeram vistoriar "tintim por tintim" daquele gigantesco espaço. Dava para perceber que os encarregados que fizeram os acessos não nutriam o menor conhecimento  da legislação VIGENTE e - escandalosamente - a IGNORARAM com a chancela das autoridades! E nós? Calaremos?

            8 - CONDUÇÃO PARA OS DEFICIENTES - Claro é que teríamos que ter um cuidado especial para chegar ao nosso portão. Pelo menos segurança do evento. Deixar os deficientes caminhando sozinhos numa área irregular e sem segurança é brutal! Fora do contexto e razoabilidade! Sr. ROBERTO MEDINA! Onde esteve o senhor todo o tempo?

            9 - TÁXIS ATÉ O PORTÃO PARA DEFICIENTES - Táxi é transporte para o público e a legislação é clara ao determinar que tem que atender as pessoas em geral. Aristóteles, em tempos remotos, já sugeria que deveríamos tratar os desiguais na medida/proporção de suas desigualdades. Logo, para nós os táxis deveriam ir até o portão especial! Evidente! Muita insensibilidade do nosso Prefeito e dos Srs. Organizadores terem nos exposto ao sabor da sorte! Temos que repensar as URNAS! Reeleger quem NÃO fez por nós é "MERECER O SOFRIMENTO"!

            10 - ACESSIBILIDADE DE INFORMAÇÃO E ATITUDINAL - Se não se preocuparam em colocar a acessibilidade física, deveriam, quando começaram as denúncias, terem os organizadores primado pelas acessibilidades de informação e atitudinal. Ao contrário, os prepostos permaneceram a dizer que DE NADA SABIAM! Como não nos damos o respeito é que empresários, prefeitos e demais semelhantes não nos veem.

            11 - CEGOS "PERDIDOS NO TIROTEIO" - Num mega evento com cem mil pessoas seria IMPOSSÍVEL a locomoção com bengala sem um local marcado. Não havia piso tátil fazendo a marcação dos acessos principais! Um recurso de tão baixo custo teria que compor o ambiente! Inacreditável! Ora, se tínhamos um portão especial é coerente deduzirmos que nos conduziria a algum local especial/acessível! Sabem aquelas escadas que não levam a nenhum lugar? As vezes terminam numa parede!

            12 - SITE INFORMAVA LOCAL PARA CADEIRANTES - Lamentável a incompetência dos Srs. Organizadores. Havia no site indicação de local destinado aos CADEIRANTES. Mas, e os outros segmentos das deficiências? Qual a razão de terem sido EXCLUÍDOS? A denominação justa deveria ser LOCAL PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA e não para os CADEIRANTES! Ora, se havia um portão especial para pessoas com necessidades especiais (deficientes, idosos, gestantes, etc.) deveria, logicamente, ser marcado com todos os recursos de acessibilidade compatíveis com cada necessidade, não acham? Pois é! Mas nada havia e, o que é pior, um bombeiro que me disse estar no local desde as obras nem o local destinado aos cadeirantes conhecia. Chegou a dizer que tal local NÃO EXISTIA FISICAMENTE! Cruel, né?

            Pelo Twitter passei as madrugadas a interagir com cada mensagem do @rockinrio sem sucesso. Num tuite  - parecendo IRONIA - disseram que havia certa camiseta escrita em braile. Já noutro informavam que haviam colocado um telão para a transmissão do evento na Cidade de Deus.

            É nesse clima de absoluto DESCASO que vamos tocando a nossa vidinha. Basta! Não acham?

            Hoje em dia o empresário há que estabelecer a CULTURA DA COOPERAÇÃO. Certamente é a judicialização o pior caminho! Nem é preciso comentar sobre a máquina judiciária! Então, temos que resolver nossas pendengas de forma a fugir do Poder Judiciário. Pensei na REDE DA SOLIDARIEDADE.

            Confabulei com os "meus botões": E se envolvêssemos pessoas com alguma VISIBILIDADE? Por exemplo, artistas, jornalistas, blogueiros, etc.. Esses contatos seriam via Twitter que é bem simples e curto. A ideia é entrarmos nos contatos e solicitarmos que abracem  o projeto "TEM VISIBILIDADE? OLHE PARA NÓS"!

            A rede da solidariedade consiste numa simples pergunta: NESSE LOCAL HÁ ACESSIBILIDADE? Eis a simples indagação que os detentores de alguma visibilidade hão que fazer aos empresários que tiverem contato. Por ilustração, lembro dos cantores e atores/artistas que assinam contrato para eventos/shows/peças. Ao terem contato com quem os esteja contratando farão a pergunta: NESSE LOCAL HÁ ACESSIBILIDADE?

            Só isso! De longe pediríamos que  - não havendo acessibilidade - deixem de contratar. Claro que não! Apenas com a pergunta a semente/reflexão já estaria semeada. Simples assim. Ser mais realista que o rei é burrice!

            Pós reflexão atos singelos começarão. Uma rampa, um cardápio em braille, um banheiro adaptado, LIBRAS, etc...

            Essa cultura do descumprimento das leis só irá melhorar com esses toques. Nesse terceiro milênio o empresário que não desenvolver o seu ponto de DEUS no cérebro estará fadado ao insucesso. Hão que desenvolver seus cocientes espirituais, de modo a propiciar aos empregados, bem como a todos que com eles contratem um maior bem-estar. Esse conforto não pode somente ser voltado para as florestas, redução dos gases nocivos, término das queimadas, etc.. Temos, sim, que reflorestar os nossos cérebros que, na grande maioria, estão áridos e apresentando sérias rachaduras. É o solo que tem que ser tratado! Daí, sim, começaremos a nos amar. Em consequência, amar o outro. Por fim, amar o Planeta. É o homem seu pior predador.

            Do jeito "meio que não quer nada", construiremos o todo, pelo que CONVIDO aos leitores amigos que abracem esse projeto "TEM VISIBILIDADE? OLHE PARA NÓS!

Carinhosamente.

DEBORAH PRATES (cachogente) e JIMMY PRATES (pessocão)

            "SOMOS TODOS ANJOS DE UMA ASA SÓ. PRECISAMOS NOS ABRAÇAR PARA PODER VOAR". (autor desconhecido)

Um comentário:

  1. O mundo ficará melhor através dos que sofrem algum tipo de restrição. Os com acessibilidade plena não possuem censores para dificuldades.

    ResponderExcluir