sexta-feira, 9 de março de 2012

A câmara dos vereadores RJ é do povo?


A CÂMARA DOS VEREADORES RJ É DO POVO? 



Descrição da imagem para deficientes visuais: Do lado esquerdo, está uma urna eleitoral em formato de máquina de lavar roupa na cor branca. Acima está escrito “Urna ‘Tabajara’”. Do lado direito, desenho de dois homens – um de camisa social branca e gravata e outro de camisa pólo listrada de roxo e branca e com um boné verde – sendo dito pelo primeiro homem: “Ela é ideal para candidatos com ficha-suja... Passou ta limpo!”

    "A praça Castro Alves é do POVO, como o céu é do avião ..."



    No Dia Internacional da Mulher reunimo-nos na Praça da Cinelândia, próximo a Câmara dos Vereadores, com o propósito de falar/reivindicar nossos direitos, que, às duras penas conquistamos ao longo do tempo. Éramos cerca de quarenta pessoas. Alguns homens amigos ajudavam com filmagem, panfletagem, montagem de barraca/tenda, etc... O clima era o melhor possível. Algumas outras expressões públicas e coletivas do mesmo sentimento aconteciam na mesma praça a curta distância da nossa.



    Destaco a manifestação organizada pela Comissão das Mulheres da Câmara dos Vereadores, com a presença, é óbvio, das vereadoras, além de organizações/ONG'S e pessoas coligadas ao evento. A banda de música da Polícia Militar se apresentou divinamente bem, tocando canções para as mulheres. Um locutor fazia o seu papel muito mal.

    Pedi para um amigo fosse até ele entregar meus dois folhetos. Um sobre SUSTENTABILIDADE HUMANA. Outro sobre a falta de oportunidade da MULHER CEGA no mercado de trabalho, traduzida por uma de minhas crônicas de nome VOTO DE SAIAS. Assim fora feito com a solicitação de que fosse comentado no microfone. Afinal, estávamos todos ali por conta do Dia Internacional da Mulher! Imaginei que as vereadoras ficariam felizes com a participação popular em uma das Casas do Povo! Afinal, todo o arsenal lançado mão era nosso!


    Eu - mera mortal - também poderia dar a minha contribuição! Jubiloso engano. Aaaaaahh!!! Sempre temos decepções com esses parlamentares que por aqui estão GRAÇAS AO NOSSO VOTO.


    Tudo louvável! Nada a reclamar acerca da proposta. As lutas anunciadas eram emblemáticas e sérias!


    Agora, veja o nuance CRUEL!


    Meu pedido fora feito no 1º bloco da apresentação pelo locutor. Muito bem, ficamos a espera de alguma menção até pelas 16:00 horas. Nada fora dito. A festa rolava com a presença das vereadoras eleitas pelo POVO/RJ. Todos preocupados em aparecer diante das câmeras de certa Equipe de televisão.


    Povo! Que Povo!

    Lembram de um quadro do grande Chico Anísio, onde o personagem dizia: "...O POVO TEM MAIS É QUE MORRER"! Certamente fora esculpido na vida real!


    Com algumas outras mulheres fui reclamar o MEU DIREITO de também falar no microfone sobre o tema, vez que o locutor não me dera bola. Informo que nos meus folhetos nada havia mencionando Partidos Políticos, propagandas comerciais, bem como qualquer outro tipo de vantagens pessoais.


    O locutor jogou a "batata quente" para outro, e este para outro, e para outro, e para a coordenadora.



    Esta, com voz rouca por conta do alto som, disse-me que eu não poderia anunciar minha luta, nem fazer uso do microfone - como sugeri - por conta da PROGRAMAÇÃO não contemplar esse tipo de interferência.

    - Nem por leitura de parte do material entregue ao locutor?


    - Não. A programação não contempla essa fala! Temos que seguir, RIGOROSAMENTE, a programação.



    - Mas eu também tenho DIREITO. Essa Câmara dos Vereadores é do POVO! Eu sou do Povo! Vivemos num Estado Democrático de Direito, e não posso crer que a PROGRAMAÇÃO tenha EXCLUÍDO a participação popular! Estamos por aqui desde que as falas começaram e só ouvi os convidados/coligados de vocês! Os vereadores foram eleitos por nós/POVO! Como só podem contemplar parte desse POVO? Não está correto! Lindas as parcerias, contudo, também tenho a somar!


    - É mas a programação não permite e tem que ser cumprida. Quem sabe ao final? Depois das 18h..

    - Mas e a DEMOCRACIA que não está sendo cumprida! Como um parlamento pode fazer manifestação em espaço comum, usando a máquina coletiva, SEM contemplar na programação um espaço de tempo para a manifestação dos SIMPLES MORTAIS/POPULARES que se encontram nos arredores?! O que é isso? Nas audiências públicas os "MORTAIS" podem falar.

    E a briga foi se alongando e coordenadores da Câmara se envolvendo e defendendo a tal programação. Quando perceberam que não tinham argumentos para mim, decidiram resolver a questão através de estratégias repugnantes.

    Sabem o velho e covarde argumento pelo qual, em determinadas situações, melhor é o ATAQUE?

    O som rolava numa altura que somente conseguíamos nos fazer ouvir se elevássemos o tom de voz. Fiquei até com pena da coordenadora que, freneticamente, repetia "A PROGRAMAÇÃO TEM QUE SER CUMPRIDA". Eu tinha que me curvar a procura de sua voz afônica. Outro "chefe" apareceu.


    - A senhora está gritando e perdeu os seus direitos! Não vai falar mais nada sobre VOTO DE SAIAS!

    - Coisa feia o qque o senhor está fazendo! Deturpando os acontecimentos. Estou falando em tom idêntico a todas as vozes! O som está alto e todos sem voz! O volume da minha voz é por conta da altura do som ....


    Percebi a voz masculina tentar argumentar. E ficou nisso mesmo.



    Conclusão. A Casa é nossa, porém, apenas alguns integram o pronome "NOSSA".


    O vergonhoso episódio me fez lembrar trecho, quase final, do livo A Revolução dos Bichos, do meu adorado autor "George Orwell". Escreveu George:



    "TODOS OS ANIMAIS SÃO IGUAIS. MAS ALGUNS ANIMAIS SÃO MAIS IGUAIS DO QUE OS OUTROS".



    Qualquer semelhança é MERA COINCIDÊNCIA!



    Ai! E vamos ver o próximo outubro! Vamos reeleger os que nos fazem CALAR?

    O pior cego é o que não quer ver!

    A Casa dos Vereadores do RJ não é do Carioca, assim como o céu não é do avião!



             Carinhosamente.

             DEBORAH PRATES

3 comentários:

  1. Querida Deborah, me perdoe por demorar a responder seu post, estou PASMO de ver tanto ABUSO de "nossos representantes", VERGONHOSO! Vou compartilhar com meus amigos, e pedir que façam o mesmo. Receba meu carinho, te admiro muito, e estou indignado.
    Beijos de LUZ,
    Paulo Mollinedo

    ResponderExcluir
  2. Pior é que esse comportamento é desencadeado pelos que controlam o poder econômico. Criaram uma "acultura da superficialidade" para reduzir o discernimento e facilitar a dominação do população, a qual permite que seja acentuada a disparidade socioeconômica e o acúmulo de riquezas por essas pessoas que controlam todo o processo de informação.

    Previsão oficial de custo dos estádios da Copa já subiu, sendo 97% dinheiro público! http://copadomundo.uol.com.br/noticias/redacao/2012/04/27/previsao-oficial-de-custo-dos-estadios-da-copa-ja-subiu-r-992-mi-dinheiro-publico-vai-pagar-97.htm

    Para resolver todos os riscos ambientais no Brasil bastam 3 bilhões.
    A saúde pública pode ser sanada com 15 bilhões!
    A educação será recuperada com 10 bilhões. Assim, com menos de 30 bilhões remodelaríamos esse pais.
    O Governo não resolve esses problemas. Alega falta de recursos. Nega, até, uma singela reposição inflacionária (de 4% em 2 anos) aos professores federais!
    Contudo, na COPA 2014 e Olimpíadas 2016 os gastos governamentais serão entre 80 a 100 bilhões, em grande parte desviados em corrupção: http://pt.scribd.com/doc/66401719/Corrupcao-ou-radiacao-o-que-e-pior

    Como a maior parte da população pode comportar-se como se fosse "normal" essa inversão de valores? Está entorpecida?
    Também pudera:
    É afogada por uma sobrecarrega de “informações” irrelevantes, incompletas e distorcidas, misturando realidade com ficção e sensacionalismo:
    Para terceirizar a vontade, exacerbam as sensações momentâneas e a inveja, estimulam o sexismo e o egocentrismo, hedonista procura do prazer imediato, fácil e de baixo custo de investimento pessoal, induzindo as pessoas à insegurança e ao isolamento! A apologia do aparentar, do fingir, acentuam a superficialidade, e viciam em pseudoreflexão.
    Preconceitos, bullyng, difamações, assédio...
    Os afetados pela “acultura da superficialidade” ficam limitados a uma vida imediatista, destituída de percepção ecológica, sem perceber as conseqüências de seus atos e as interações da vida. A maioria das pessoas bem intencionadas é anulada simplesmente as jogando, umas contra as outras, enquanto são bombardeadas com falsas crenças como: "Felicidade é um direito!" ou "Já nascemos prontos!"
    Os que lucram com superficialidade e atos ilícitos ressuscitaram um hábito da decadência do Império Romano, de acreditar que não haverá amanhã, de forma a viver o presente até o esgotamento: Carpe dien.
    O divertido Prof. Dr. Mário Cortella que, por 17 anos foi principal discípulo do 46 vezes doutor Paulo Freire, a quem substituiu em todas as funções quando faleceu o maior educador de nossa história*, questiona o fazer-tudo-correndo a fim de sobrar tempo: Tempo para...? Assista-o, e descubra que pode ser divertido confrontar o modelo antiecológico que querem a mídia insiste em empulhar:
    Tempo para...? Assista-o, e descubra que pode ser divertido confrontar esse modelo antiecológico: http://www.youtube.com/watch?v=ozxoOOaE__U

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido e admirado Prof. PADILLA, quanta honra recebê-lo nesse espaço de
      troca de figurinhas! Grata por mais essa interatuação. Pois é, concordo
      com as suas ponderações. Dentro da "CULTURA DA SUPERFICIALIDADE", onde
      estamos flagrantemente engessados pela fôrma da indústria da moda, somos
      "vacas de presépio". Aos gestores modelitos "fast" - que só têm presente
      - não interessa instruir o Povo. O que é pior é que o Povo não quer sair
      da lata! Só se fala em consumo. No tripé da sustentabilidade
      (ambiental/econômico/social) não se fala no HOMEM SUSTENTÁVEL! Os
      terráqueos não contemplaram na pauta da RIO +20, por ilustração, as
      DIVERSIDADES que compõe o Planeta! Então, nessa RIO +20 falaremos do
      lixo sustentável (de suma importância), mas não falaremos no HOMEM
      SUSTENTÁVEL. Incoerente, né? Tratamos os efeitos (lixo, reformas,
      economias, etc.), contudo não curamos a causa da ferida, qual seja o
      próprio homem. Aliás, a HUMANIDADE ESQUECEU QUE ORIGINA DO HUMANO! Os
      cérebros estão áridos/ressequidos. Solo rachado nada produz. Por isso é
      que temos que começar pelo início, melhor dizendo reflorestando nossos
      cérebros. QUERO MEU CÉREBRO VERDE! Um dos pilares da Convenção dos
      Direitos da Pessoa com Deficiência (único documento internacional com
      força de EC) é a INCLUSÃO. Incluir é bem diferente de integrar. Incluir
      é processo de CONSTRUÇÃO de sociedade igual para todos. E, fechando as
      ideias, é que - na minha visão - temos que investir na ACESSIBILIDADE
      ATITUDINAL JÁ!!! Atitudes para mudar nossos maus hábitos se fazem
      prementes. Sim, como todo processo é LENTO e estamos atrasadíssimos em
      seu início. Quando despertaremos? Brasileiro é Povo bacana/legal, mas só
      gosta de discutir política em mesas de bares. GARÇOM! MAIS UM CHOPE. E o
      protesto contra as obras da Copa continuam... Depois de beber todos.
      GARÇOM, A SAIDEIRA E A CONTA. Também nas filas em geral é uma beleza
      para as críticas de tudo quanto nos aflige. O próximo da frente e de
      trás são nossos muros para as lamentações. O balançar das cabeças para
      baixo e para os lados dão o tom da dinâmica febril. Pronto. Ao sermos
      atendidos os problemas se exaurem e voltamos para casa aliviados! Tudo
      conversado e nada resolvido. Precisamos entender que os outubros
      eleitorais é que são a grande chave para o sucesso. Todavia, enquanto
      permanecermos dizendo que ODIAMOS POLÍTICA os gestores continuarão
      comemorando. São vitoriosos na arte de enlatar/engessar o Povo que só
      pensa no consumo exacerbado. Mães se esmeram em incentivar suas filhas
      a serem modelos sobrevivendo com folhas de alface, tomate e ovos
      cozidos. Contraditoriamente chora a sociedade no enterro das jovens que
      morrem de ANOREXIA! Loucura, né? Pós cegueira vejo muito mais do que
      antes! Temos que entrar para a política sim. Até para termos o direito
      de reclamar precisamos experimentar o anverso da medalha. Só tem coragem
      quem conseguiu vencer o medo. Temos que ser timor e timoneiro. Ser
      comandantes do nosso próprio navio. Para alguns o dia mal amanheceu e já
      partiram sem medo da felicidade. Já outros levam a vida dando volta em
      torno do cais com dedo de enfrentar ventos fortes/tempestades. Somos os
      culpados por tudo que - culturalmente - nos acontece. O Prof. CORTELLA é
      demais! Obrigada por ter me apresentado a ele. Suas palestras são
      maravilhosas. Por acaso você já ouviu a nossa canção "RIO MENOS 20"?
      Caso contrário, assista o clip pelo Youtube:

      http://www.youtube.com/watch?v=l4XgCjuTFFY

      Quer baixar só a música? Clique no link abaixo:

      http://dl.dropbox.com/u/13348166/Alexandre%20-%20Rio%20-20.mp3
      Carinhosamente. DEBORAH PRATES (cachogente) + JIMMY PRATES (pessocão)

      Excluir