segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Formigueiro sacudido, Formigas baratinadas


FORMIGUEIRO SACUDIDO, FORMIGAS BARATINADAS





Descrição da foto para deficientes visuais: Num fundo bege está Deborah Prates sentada, de camiseta azul piscina e bermuda jeans, usando óculos escuros com borda azul piscina, brincos de argola dourados e sorrindo. Ela está segurando a guia de Jimmy Prates, que aparece de meio corpo.



          Minh'alma amanheceu Enlevada, extasiada, arrebatada pelo raciocínio de um dos meus pensadores prediletos. Despertei com a frase: "Quem é um manual de regras esta apto a lidar com máquinas e não com pessoas". Augusto Cury, tremendo psicoterapeuta, define legal a época política que estamos atravessando.



        É com enorme satisfação que venho concedendo algumas entrevistas à diversas mídias condizentes a minha candidatura à vereança/2012. Comum é eu ser questionada quanto a escolha do Partido. Nessas ocasiões ficou bem delineado que muitos não votariam nas ideias de DEBORAH PRATES, 45.200, simplesmente pelo Partido escolhido. Apesar de ter sustentado que foi, dentre os que percorri ao longo dos três últimos anos, o que melhor recepcionou a causa das pessoas COM deficiência, tendo, até mesmo, integrado os planos de campanha de um dos candidatos à prefeitura da RJ, senti resistência em fazer desaparecer - aos poucos - a CARTILHA DE REGRAS INCRUSTADA nas mentes das "formigas operárias". Na marcha que as levará a lugar algum, seguem fiéis ao traçado imposto para "sei lá o quê"!



        Acho humor negro constatar que muitos humanos se vangloriam em decorar códigos, dicionários, listas telefônicas, como se fosse demonstração de inenarrável cultura/sabedoria. Daí é que constato ser "engraçado" perceber que ficam, em seus vazios discursos, repetindo a decoreba para impressionar os semelhantes à sua volta. Tão vaidosos e obtusos que não enxergam mais nada! Verdadeiros manuais de regras!



        Amigos de cérebos oxigenados deliciem-se e identifiquem o pequeno trecho a seguir copiado: "Nenhum dos outros animais da granja chegou além da letra A. Notou-se também que os mais estúpidos, tais como as ovelhas, as galinhas e os patos, eram incapazes de aprender de cor os Sete Mandamentos. Depois de muito pensar, Bola-de-Neve declarou que, na verdade, os Sete Mandamentos podiam ser condensados numa única máxima, que era: "Quatro pernas bom, duas pernas ruim. "Aí se continha segundo disse ele, o princípio essencial do Animalismo. Quem o seguisse firmemente, estaria a salvo das influências humanas. A princípio, os pássaros fizeram objeção, pois lhes parecia que estavam no caso das duas pernas, porém Bola-de-Neve provou que tal não acontecia: - A asa de uma ave, camaradas, é um órgão de propulsão e não de manipulação. Deveria ser olhada mais como uma perna. O que distingue o Homem é a mão, o instrumento com que perpetra toda a sua maldade. As aves não compreenderam as palavras de Bola-de-Neve, mas aceitaram a explicação, e os bichos mais modestos dedicaram-se a aprender de cor a nova máxima, QUATRO PERNAS BOM, DUAS PERNAS RUIM, e que foi escrita na parede do fundo do celeiro, acima dos Sete Mandamentos e com letras bem maiores. Depois que conseguiram decorá-la, as ovelhas tomaram-se de uma enorme predileção por essa máxima, e freqüentemente, deitadas na relva, ficavam a balir "Quatro pernas bom, duas pernas ruim! "Quatro pernas bom, duas pernas ruim! "durante horas a fio."



        Acertou quem logo lembrou da obra do grande escritor George Orwell, A revolução dos bichos. Pois é, julgo, principalmente pós cegueira, que não podemos mais nos deixar dominar por arguciosos e sutis discursos. Basta de sermos o glacê do bolo! Chega de sermos as maravilhosas embalagens! O glacê chama atenção e conclama os convidados a apagarem as velinhas que são beneficiadas com o esplendor do dourado da anelina comestível. Depois dos aplausos o bolo é servido, sendo o glacê, pratinhos e garfinhos jogados fora. Digo que o glacê são as pessoas com deficiência e os pratinhos nossos familiares. As velinhas são os gestores e/ou empresários. Triste, né? Porém, o pior cego é o que não quer ver!



        A cada dia fico mais convencida de que estamos mesmo é engessados pela fôrma da indústria da moda. O bacana da hora é ter o corpo "saradão". Quem foge desse molambo emocional já é DISCRIMINADO. O grande lance é consumir desmedidamente. Para onde vamos? Compramos passagem para qual cidade? A maioria nem sabe, né? O negócio é embarcar no avião seja qual for o destino para reclamar dos aeroportos! Quando despertaremos?



        Creio mesmo é na FORÇA DAS NOVAS E BOAS IDEIAS. Vivemos num Estado Democrático de Direito, onde quem não se envolve com a política é por ela envolvido! Tudo só depende de nós! Vamos continuar a repetir a cartilha afixada na história do livro acima copiado? Quando sairemos do sono? Precisamos nos redescobrir e abraçar as novas propostas sejam de que Partido forem. Qual a razão de sermos rotulados, se estivermos ao lado dos que têm como escopo a moral, ética, bons costumes e todos os demais princípios basilares e SUSTENTÁVEIS?



        Repetidamente a mídia noticia parlamentares, de Partidos opostos, apertando as mãos por terem votado juntos em benefício de um Brasil melhor, é ou não é? Então é que temos que ter essa grandeza de não excluir/discriminar. Contraditório o homem, caramba!



        Particularmente prego aos quatro ventos que a coletividade há que abrir os seus "portões dourados" para recepcionar as DIVERSIDADES tais como se apresentam na natureza e não como gostaria que fossem. Ora, então, o grande "barato dessa vida" é estarmos juntos e MISTURADOS. Repito que incluir é bem diferente de integrar. INCLUIR É PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE SOCIEDADE IGUAL PARA TODOS. Porquanto, se a ideia é boa e revestida dos elementares princípios da vida, o que importa a qual dos Partidos Políticos pertence o Humano que pede a OPORTUNIDADE no próximo outubro eleitoral? Ninguém nesse nosso Brasil pode fazer carreira SOLO na Política, pelo que ser DISCRIMINADO também pelo Partido Político é loucura absoluta!



        Parecemos um gigantesco formigueiro, todos espremidos numa área de forte densidade demográfica, movidos em direções contrárias, agitados e sacolejados. Tão sofridos que não sabemos mais pensar com AUTONOMIA. Nossa esperança pereceu. Esquecemos de sonhar, amar, lutar por dias melhores ... Vamos no lema da canção interpretada pelo querido Zeca Pagodinho: "DEIXA A VIDA ME LEVAR, VIDA LEVA EU ... SOU FELIZ E AGRADEÇO POR TUDO QUE DEUS ME DEU".



        Amigos que integram os GRUPOS SOCIAIS VULNERÁVEIS (pessoas com deficiência, negros, idosos, crianças/adolescentes, mulheres, índios, ciganos, obesos, bem como todos os que necessitam de ações afirmativas para terem salvaguardados os seus direitos HUMANOS), convido-os a embarcar nos bons ventos de "Mahatma Gandhi": "SEJAMOS NÓS A MUDANÇA QUE QUEREMOS VER NO MUNGO". Nunca mais vamos admitir que os GESTORES e/ou EMPRESÁRIOS DA AFLIÇÃO/AGONIA se elejam às custas das desventuras alheias!



        O lema da minha campanha é: CIDADE ACESSÍVEL É PARA TODOS. O censo demográfico último dá conta que o seguimento das pessoas idosas aumentou sensivelmente. Óbvio que, se não formos atropelados precocemente pela morte, seremos idosos e, nessa realidade, necessitaremos de cidade acessível. Quem de nós ainda não se viu nessas situações: recém-operado, gestante nos últimos meses, perna/pé engessado/imobilizado, obesos, bem como em outras circunstâncias que reduziram temporariamente sua mobilidade?



        Pois é, verifiquem, outrossim, que o Sr. Gestor gastou até aqui cerca de R$ 170 milhões com suas propagandas por toda a mídia. No contraponto, gastou, aproximadamente, R$ 6 milhões, com a "bandeira" das pessoas com deficiência. Algo há de errado, não acham? E os Srs. Vereadores em suas cadeiras não fiscalizaram essa aberração por qual razão??? Também querem derrubar o elevado da Perimetral, com previsão de fortuna para tanto, quando, na Praça XV de Novembro e entorno, tudo está inacessível até o metropolitano da Carioca. Vamos permitir? Acessibilidade zero!



        Proponho, se a sociedade der oportunidade à MULHER COM DEFICIÊNCIA/CEGUEIRA EM AMBOS OS OLHOS - MAS QUE ENXERGA MAIS DO QUE MUITOS COM OLHOS PERFEITOS - assumir uma das cadeiras da Câmara Municipal/2012, melhorar o conforto dos munícipes/cariocas. Bastam de situações pontuais"



        Apresento-lhes um Plano de Soluções Integradas de Acessibilidades

para a nossa RJ. Afinal, como pôde ter sido agraciada com o título de Patrimônio Cultural da Humanidade sendo absolutamente INACESSÍVEL? A humanidade há que se lembrar que deriva do humano! A real implementação das acessibilidades é fator de sustentabilidade econômica e social, principalmente, numa sociedade onde a esperança de vida aumenta. Há necessidade de planejar as intervenções e não fazê-las de forma pontual e sob pressão da população, como costumeiramente vem ocorrendo.



        A acessibilidade ATITUDINAL é, sem dúvida, o carro chefe das acessibilidades. Precisamos conscientizar a coletividade, bem como os agentes/profissionais envolvidos para que mudem os seus maus hábitos e passem, de fato, a conhecer o que é acessibilidade em todos os seus matizes. Intolerável é deixar que o dinheiro público continue ir ralo abaixo com tanto quebra refaz, quebra refaz ... A RJ há que ser um exemplo de meio construído acessível, lugares nos quais todas as pessoas possam desenvolver suas vidas de forma segura, confortável e autónoma.



        Sem dúvida a acessibilidade tem que ser tida como um valor de negócio, fundamentalmente por ser a RJ um dos principais atrativos turísticos do Brasil. Logo, não pode tão-só limitar-se a simples eliminação de barreiras arquitetônica para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.



        De fato, há que ser para todas as pessoas, tendo em conta a diversidade humana e suas distintas necessidades. O DESENHO UNIVERSAL há que ser seguido! Falo das vias/espaços públicos, prédios públicos, transportes, comunicação e informação e novas tecnologias de informação e comunicação (infoacessibilidade).



        Deixo aos amigos um ATÉ BREVE com outra conclusão de Augusto Cury: "A esperança não murcha, ela não cansa, também como ela não sucumbe a crença. Vão-se sonhos nas asas da descrença, voltam sonhos nas asas da esperança".




Carinhosamente.


DEBORAH PRATES - 45.200


2 comentários:

  1. Sempre muito claro o que nos fala nas suas observações. É bem certa qdo fala que o pior cego é aquele que não quer ver. Neste ponto acho que vc vê além dos limites. A Acessibilidade Atitudinal é a meu ver a mais difícil,parece que as pessoas estão mais acostumadas a reclamar do que exigir seus direitos que tb muitas vezes não sabem. É preciso mostrar e mudar e para isso é tb conhecer e assim MUDAR a sua ATITUDE perante os fatos. Vamos COLOCAR vc lá, já sabemos de ante mão que vc fiscaliza e mostra, mostra e cobra. Será um trabalho com conhecimento da COMPETÊNCIA E EFICIÊNCIA DA MULHER DEFICIÊNTE. Eu acredito... Compartilho com você. Bjks amiga e no meu Aumigo Jimmy...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida amiga Beth, sempre me emociono lendo as suas observações, as quais muito me incentivam. Não tenho dúvidas de que a conquista de uma cadeira na câmara dos vereadores RJ dependerá de seu voto e do seu trabalho junto a seus amigos.Seu Aumigo Jimmy Prates lhe retribui com muitas lambisdelas. Carinhosamente Deborah Prates

      Excluir