sexta-feira, 26 de outubro de 2012

De uma AÇÃO nasceu a "REAÇÃO" - 15 ANOS!

 

DE UMA AÇÃO NASCEU A "REAÇÃO" 15 ANOS!

 
 



Descrição da foto: No centro da foto está Deborah Prates, de blusa cor salmão e bermuda jeans, segurando Jimmy Prates. Ambos estão subindo as escadas do avião de degraus cinza escuro e laterais brancas. Ao fundo e abaixo está um chão de asfalto e quatro outros passageiros esperando.


Bem mais de 40 minutos foi o tempo que esperamos para a nossa decolagem. Engarrafamento na pista! Seis aeronaves estavam na frente da nossa por culpa de obras de alargamento de uma das pistas do aeroporto de Guarulhos. Imagino o que vem por aí na Copa/2014.

 

                        Na verdade ganhamos esse tempo para fazer uma retrospectiva da festa da noite anterior de 15 anos da Revista Reação. Impecável!

 

                        Recordei com a minha melhor amiga o pensamento de Albert Einsten: "Se, a princípio, a ideia não é absurda, então não há esperança para ela". Quantas pessoas devem ter achado, a princípio, a ideia de "RODRIGO ANTONIO ROSSO" sincero absurdo. Uma revista que fala sobre o universo das PESSOAS COM DEFICIÊNCIA!? Loucura, sem chance!

 

                        No dia 24/10/2012, tive a honra de subir ao palco do Memorial da América Latina, na querida SP, para receber das mãos do genial "RODRIGO ROSSO" uma placa, onde estão gravadas palavras mágicas que traduzem a concretização de 15 ANOS" de "loucura" dessa longa estrada percorrida pela Equipe da Reação. Nossa, foi o máximo para mim ter em memória o reconhecimento do meu trabalho na busca, incansável, pelas acessibilidades.

 

                        O Brasil estava no coco! Aquele bobó de camarão estava dos deuses servido naquela metade de coco maduro. A festa rolava enquanto eu curtia a iguaria. Viajava na maionese; melhor, no crustáceo! Lembrava a emoção que senti ao ouvir meu nome ser anunciado para receber das mãos de "RODRIGO ROSSO" a honraria. Jimmy Prates, é óbvio, estava ao meu lado, no tempo em que minha filha eternizava a magia do momento com suas câmeras.

 

                        "RODRIGO ROSSO" mudou hábitos; viajou nas asas de sua imaginação. A essa ousadia dá-se o nome de ACESSIBILIDADE ATITUDINAL. E os maus hábitos estão de tal forma entranhado nos cérebros engessados pela forma da indústria da moda que os terráqueos não se dão conta dessa principal modalidade de acessibilidade!

 

                        Meu coração estava mergulhado no contexto dos beijinhos no interior do copinho que devorava com a colherinha da "Barbie". Propositalmente custei a devorar tantos beijinhos que estalavam no céu da minha boca. Cada uma das capas da "REAÇÃO" expostas na festa tinha o sabor de um beijo. Tão abstrato e, paradoxalmente, tão concreto.

 

                        Admirado "RODRIGO ANTONIO ROSSO" essa crônica é a minha singela homenagem para você que acreditou no potencial da pessoa com deficiência. Incluir é processo de construção de sociedade igual. Bacana você ter tido a sensibilidade de consignar nas edições da "REAÇÃO" que as diversidades existem no dia-a-dia e hão que ser aceitas pela sociedade como são e não como gostaria que fossem.

 

                        Da cabine o comandante anunciava: - Tripulação, preparar para a decolagem. Apertei a mão da minha filhota tão amada. Saímos do chão no ritmo da canção: "... foi com medo de avião que eu segurei pela primeira vez na sua mão ..." Quando estabilizamos no ar me veio a mente um pensamento de "Roosevelt", que dedico ao ser humano maravilhoso de nome "RODRIGO ROSSO".

 

                        "É muito melhor arriscar coisas grandiosas, a alcançar triunfos e glória, mesmo expondo-se a derrota, do que formar fila com os pobres de espírito que nem gozam muito nem sofrem muito, porque vivem nessa penumbra cinzenta a que se conhece como vitória nem derrota."

 

                        E vamos somando nossas loucuras responsáveis!

 

Carinhosamente.

 
DEBORAH PRATES + JIMMY PRATES

Nenhum comentário:

Postar um comentário