sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Corrimão é enfeite?


CORRIMÃO É ENFEITE?

 
Descrição da foto: No centro da foto está Deborah Prates, cabelos cor de mel, óculos escuros, blusa laranja de meia manga e bermuda jeans um pouco abaixo do joelho. Está segurando a correa de Jimmy Prates, que a olha. Ambos se encontram no topo da escadaria do metrô do Largo do Machado, onde o corrimão da mesma encontra-se irregular. Deborah aponta com a mão para o corrimão.
 
 

                        Seriam aquelas peças que ficam ao longo e ao lado de uma escada ou rampa, apoiada ou não em balaústres, e que servem de resguardo, ou apoio para a mão, de quem sobe ou desce, meros ENFEITES? Talvez uma composição do ambiente! Pressupõe-se que as Equipes de trabalho sejam supervisionadas por engenheiros e arquitetos por ocasião da instalação de um corrimão, razão porque é extraordinária a situação abaixo.

 

                        Ainda quando enxergava - menos seis anos - constatei que na Estação do Largo do Machado - Metrô/RJ - pessoas sentiam dificuldade ao transitar pelas escadas de acesso às plataformas, por culpa dos corrimãos começarem lá pelo terceiro degrau. Testemunhei algumas reclamações com os metroviários que, por seu turno, limitavam-se a ouvir e informar que estariam encaminhando a queixa a quem de direito.

 

                        Pois é, fiquei cega e os mesmos corrimãos lá estão soberanos, enraizados, altivos, arrogantes, poderosos, provocando sustos em toda a gente. A minha sorte é ter Jimmy Prates, com sua habitual responsabilidade, a me avisar que o primeiro degrau está bem à minha frente. Daí é que corro a mão pela parede para encontrar o grande vilão, quem seja o corrimão. Desço três degraus para achá-lo! Nossa, que felicidade ao segurá-lo!

 

                        Como as autoridades podem dar de ombros a essa desumana situação? Temos ou não que lembrar a Humanidade que deriva do HUMANO? Eis uma generosa prova para reafirmar que a principal das acessibilidades é a ATITUDINAL. Necessário mudarmos nossos maus hábitos. Urge desvincular o verbete acessibilidade das Pessoas com Deficiência. Cidade acessível é para todos mesmo! Por ilustração destaco um humano com sua perna engessada tendo que ser "mico de circo" para alcançar o equilíbrio até o corrimão. E o que dizer dos que se encontram em crise de labirintite? E as grávidas em final de gestação com os pés inchados e a barriga gigantesca tendo que "pisar em ovos" até o alcance do apoio/corrimão? E os idosos, já com suas pernas enfraquecidas sem qualquer apoio?

 

                        Um pulo no abismo! Sim! Uma fábrica de deficientes? Abreviação da vida? Plataforma para a morte? Por que no Brasil as leis não pegam?

 

                        Vale, para chacoalhar os neurônios que se encontram nos estertores da morte, lembrar da Lei 10.098/2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade, e da ABNT NBR 9050/2004, em seu item 6.7.1.4, valendo a sua transcrição: "Os corrimãos laterais devem prolongar-se pelo menos 30 cm antes do início e após o término da rampa ou escada, ..."

 

                        Onde está o Sr. Gestor? E os Srs. Vereadores que não supervisionam/fiscalizam o Sr. Gestor? Amigos, seus óculos encontram-se sem as lentes? CUIDADO! É ARMAÇÃO! Sem dúvida o pior cego é o que não quer ver! Quando despertaremos?

 

                        Desde o surgimento do capitalismo, há 200 anos, tudo que importa no mundo dos negócios é o lucro imediato. Com esse espírito nasceu a CULTURA DA SUPERFICIALIDADE. Nós apenas queremos mais dinheiro. Mas para quê? Para quem? Trabalhamos para consumir. É uma vida sem sentido. Perdemos a noção de ética. Carecemos trazer ao mundo dos negócios a preocupação mais ampla com o meio ambiente, a comunidade, o Planeta e a sustentabilidade. Nesse momento de crise ESPIRITUAL faltam aos HUMANOS uma estrutura mais ampla de significado, valores e propósitos fundamentais.

 

                        Termino essa crônica com um raciocínio de Albert Einsten:

 

                        "Tornou-se chocantemente óbvio que a nossa tecnologia excedeu a nossa humanidade".

 

Carinhosamente.

 
DEBORAH PRATES

7 comentários:

  1. Belíssima reflexão amiga e tomei a liberdade de partilhar na página de meu face. Um grande abraço no desejo que 2013 lhe traga muitas conquistas e também alegrias advindas do coração, pois estas sempre permanecem em nossas vidas nos iluminando e nos guiando em nossa trajetória. Grande abraço a você e claro um sorriso largo ao Jimmy. Kátia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bons fluidos querida amiga Kátia! Grata pela inteiração e partilha da ideia. Essa sua iniciativa é que fará, verdadeiramente, a diferença em prol de um planeta com maior bem-estar para todos. Carinhosamente Deborah Prates

      Excluir
  2. Olá Deborah Prates,
    Sou Gabriella Rangel, Professora e Terapeuta Psicomotora, Especializada em Educação Especial Deficiência Visual, atuo com Educação de Jovens e Adultos com Deficiência Visual, e gosto muito do que escreve, parabéns, é isso mesmo, as adaptações são fajutas e ainda há um desrespeito enorme a todas as diferenças no Brasil e acredito que na maior parte do mundo.
    Você atua na Política ? Um abraço Gabriella Rangel

    ResponderExcluir
  3. Boas energias nesse sabadão, professora/amiga Gabriella! De antemão, grata pela inteiração. Pelas suas atividades julgo que você esteja engajada na nossa árdua luta. Entendo que o negócio só é bom quando beneficia a todos. Por isso, luto para desvincular o verbete acessibilidade das pessoas com deficiência. De fato, CIDADE ACESSÍVEL É PARA TODOS! Sim, estou dentro da política e, agora, num Partido que tenho a esperança de que se envolva conosco. Tenho como certo que, na política, existem apenas duas opções: ou você se envolve com ela, ou será envolvida por ela. Fiquei com a primeira opção. Estou a sua disposição para somarmos em prol de um planeta melhor para todos. Carinhosamente Deborah Prates

    ResponderExcluir
  4. Cara Debora Prates, receba os cumprimentos da equipe da Coordenadoria Municipal de Integração Social da Pessoa com Deficiência de Japeri - RJ. Coordef-JAP. Seus comentários e observações são pertinentes e vão ao encontro dos anseios das pessoas com deficiências, bem como da sociedad como um todo. A ACESSIBILIDADE DEVE SER UNIVERSAL. Um grande abraço. Carlos Augusto Basto - Coordenador da Coordef-jap.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bons fluidos nessa 5ª, queridos amigos da Coordef-JAP! Bacana a inteiração de vocês. Fico feliz em ver que não prego no deserto. Tenho consciência de que faço um trabalho de formiguinha, bem como que o formigueiro está aumentando com as amizades da Coordef-JAP. É isso aí, cidade acessível é para todos. Carinhosamente Deborah Prates.

      Excluir
  5. Cara Debora Prates, receba os cumprimentos da equipe da Coordenadoria Municipal de Integração Social da Pessoa com Deficiência de Japeri - RJ. Coordef-Jap. Seus comentários e observações são sempre pertinentes e vão ao encontro das pessoas com deficiências , bem como da sociedade compo um todo. A ACESSIBILIDADE DEVE SER UNIVERSAL. um grande abraço. Carlos augusto Bastos - Coordenador da Coordef-Jap.

    ResponderExcluir