sábado, 23 de março de 2013

Bolo sem Glacê

 
BOLO SEM GLACÊ
 
 
 
 
Descrição da imagem: Bolo de aniversário retangular, todo coberto de glacê azul bebê e branco. Nas laterais, essas cores formam um trançado e na parte de cima do bolo, formam um padrão xadrez, onde estão colocadas oito pequenas flores brancas com o miolo amarelo e folhas verdes. 
 
 
                 A diferença entre juntos e misturados? Pois é, quem já não ouviu essa expressão. Bisem? Não, bem distinto.
 
                 Imaginem um bolo comemorativo recoberto com um glaçado de chocolate. Hum! Delícia, né? Sem dúvida valoriza a velinha/gestor, dando-lhe destaque. Fatiado e servido em pedaços, a maioria esmagadora dos humanos, de modo fácil, separa o glacê da massa, preferindo ficar apenas com a segunda.
 
                 Farinha, ovos, manteiga, leite, açúcar, e fermento mixados perdem a sua característica individual transformando-se em massa. Portanto, impossível separarmos os ingredientes que formaram o todo/sociedade. Então, o glacê envolve a massa, contudo, não se mistura com ela, podendo ser descartada no lixo com sucesso e destreza.
 
                 Digo que o glaçado representa os Grupos sociais vulneráveis. Nossas lutas dão votos, porém, passadas as eleições somos desprezados! Cruel, todavia uma lamentável realidade. O pior cego é o que não quer ver! Faz menos de sete anos que eu era uma enxergante cega; hoje sou uma cega enxergante!
 
                 O corpo social permanece obsequiando, por ilustração, às pessoas com deficiência tratamento assistencialista; inconcebível em 2013. Certamente somos sujeitos de direitos e de obrigações também. A diferença é que precisamos de idênticas oportunidades para que as conquistas sejam possíveis. O amigo Aristóteles já apregoava que deveríamos tratar os desiguais na medida de suas desigualdades para que a justiça acontecesse.
 
                 VITÓRIA! Foi a sensação que tive no último dia 17, após ter chegado, em iguais condições com os mais de sete mil participantes, no evento WBT - World Bike Tour/RJ em março/2013. Isso foi mesmo INCLUSÃO.
 
                 Naquele dia disse: O futuro chegou! Num passado remoto quis muito ter participado de eventos com bicicletas. No entretanto, como um cego faria essa proeza? Estávamos apenas juntos até a partida; depois éramos descartados. Inclusão? Quê nada! Tão-só politicagem das mais ordinárias.
 
                 O WBT/2013, teve a RESPONSABILIDADE de promover a verdadeira inclusão e construiu para cegos e cadeirantes bicicletas que lhes propiciassem conquistar seus direitos de igualdade em idênticas condições que os demais humanos sem deficiência.
 
                 Pensem um corpo/oportunidade tendo à esquerda o braço da acessibilidade e à direita o braço da igualdade. Tivemos a bicicleta/ acessibilidade que nos proporcionou idêntica oportunidade e pedalando conquistamos a sensação da vitória, valendo dizer o DIREITO DE IGUALDADE com as demais pessoas sem deficiência. Bacana encarar a vida e, num tom de enfrentamento, dizer-lhe: Venha! NÃO TENHO MEDO DE VIVÊ-LA.
 
                 Eis uma situação prática que bem mostra o exercício da ACESSIBILIDADE ATITUDINAL. Mudanças de hábitos são lentas, razão porque temos que sempre lembrar a Humanidade que deriva do Humano! Parece brincadeira!
 
                 Ah! Que delícia pedalar nas pistas onde, habitualmente, só passam automotores! A segurança nos dá o frescor da liberdade. Ai! Gostinho de quero mais...
 
                 Agora lembro da triste rotina da irresponsabilidade que nos domina. O motorista bate a porta de seu carro, liga o ar refrigerado e olha para o console/painel como fosse de games. Egocêntrico; é o dono do Cosmo! O som nas alturas e a emoção de uma sala de jogos virtuais. Zap à direita, zup à esquerda e no movimento seguinte o Tecnumano decepa o BRAÇO do ciclista que seguia para o trabalho. Livra-se do incômodo atirando o membro nas águas. Monstruoso! Xô cultura da superficialidade.
 
                 E no frescor da alma refrigerei meu corpo suado com o geladíssimo suco de caju ofertado pela solidária Cássia, que me estendia a mão na chegada.
 
                 E vamos pedalando rumo ao futuro dentro do politicamente feliz. Vale dizer, sem agredir o próximo, a saúde, meio-ambiente... Doravante MISTURADOS. Crianças/adolescentes, negros, índios, ciganos, homoafetivos, obesos, mulheres, idosos, deficientes e todos mais que compõe os Grupos sociais vulneráveis. Eis a MASSA legal. Glacê? Nunca mais.
 
 
 
Descrição da foto: No centro da foto está Deborah Prates, com o uniforme do evento - camiseta vermelha com mangas brancas e capacete cinza - sorrindo e olhando para a câmera com óculos de aros vermelhos. Ao fundo, à direita, encontra-se uma armação de metal gigante de um homem pedalando uma bicicleta.


 
Descrição da foto: Ao plano de fundo de areia da praia de Copacabana, palmeiras e transeuntes; Deborah Prates – com o uniforme do evento, bermuda jeans claro e óculos de aros vermelhos – está junto de Cássia (da equipe WBT) – camisa pólo branca do evento, short azul marinho e óculos escuros.
 

 
Descrição da foto: No centro da foto está a bicicleta especial – dupla – onde no guidão dianteiro encontram-se os comandos da bike, ocupada pelo amigo/guia; imediatamente após o banco está o segundo guidão, sendo este ocupado por Deborah Prates. São dois pedais numa mesma engrenagem, sendo as pedaladas sincronizadas.
 
 
 

 
Descrição da foto: registro do contexto do evento, mostrando vários participantes – devidamente uniformizados – a bordo de suas bicicletas. Ao fundo existem prédios e palmeiras.
 
 

2 comentários:

  1. Deborah, fiquei muito feliz em poder vê-la desfrutar desta liberdade-felicidade. Que seja o início de inúmeros eventos e qualidades de esportes a serem desfrutados por todos os humanos, inclusive os portdores de deficiências, sejam quais forem elas.
    Parabéns pela conquista de todos.
    Um abraço,
    Silvia

    ResponderExcluir
  2. Boas energias querida amiga Silvia! Nossa, como fico feliz com as interações! Muito obrigada pelo incentivo + solidariedade. Carinhosamente Deborah Prates

    ResponderExcluir