domingo, 18 de agosto de 2013

Cheiro de flores em Guapimirim


CHEIRO DE FLORES EM GUAPIMIRIM

 

 
 
Descrição da imagem para DV’s: Foto da entrada da cidade de Guapimirim. Três pilares de pedras cinzas sustentam um telhado azul e abaixo tábuas de madeiras com o símbolo da cidade e a palavra “Guapimirim” em branco. Essa estrutura forma dois arcos por onde passam os carros e os pedestres. À direita da foto encontram-se várias árvores verdes e o céu está nublado.  
 

                        Divido com os queridos amigos a alegria que senti no último dia 14, quando participei do evento de formalização do Comitê Mulher/ PTB, ocorrido na acolhedora cidade de Guapimirim. Interessante que, apesar da concretização do comitê, a ocasião foi apartidária.

 

                        Na Câmara dos Vereadores estavam o prefeito Marcos Aurélio Dias, o vice-presidente da Câmara o vereador André Azeredo, juntamente com seus pares, representantes da administração e sociedade guapimirense. Agregando forças, presente estava a secretária da Secretaria de Qualidade de Vida e Envelhecimento Saudável da RJ, na pessoa da vereadora Cristiane Brasil, mais tantos outros relevantes convidados. Lá estava eu para palestrar como MULHER e  DEFICIENTE.

 

                        Como membro das Comissões da CDH (Comissão de Direitos Humanos) e CDPD (Comissão de Direitos da Pessoa com Deficiência), ambas da OAB/RJ, lembrei algumas ações afirmativas tão basilares para esses dois seguimentos que, em 2013, ainda sofrem a dor da terrível discriminação. Sustentei que temos farta e boa legislação, citando, em especial, a Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência - único Documento Internacional com força de Emenda Constitucional - esquecido, até mesmo, pelo Poder Judiciário.

 

                        Como advogada, vejo mesmo é que precisamos de mais JUSTIÇA!

 

                        Enquanto acessibilista, defendo que a chave do sucesso para as grandes e necessárias mudanças é mesmo a ACESSIBILIDADE ATITUDINAL.

 

                        Para conscientizar o corpo social, sem dúvida, o melhor caminho é o diálogo. Então lembrei a querida Cecília Meireles que iniciou um de seus poemas com o sábio pensamento: "Se te perguntarem quem era essa que às areias e gelos quis ensinar a primavera" ...

 

                        Assim, falei de amor e solidariedade, bens entranhados nos porões dos nossos corações. O general pode ordenar à tropa que marche. No entretanto, impossível ordenar que AME! E por não podermos ensinar sentimento foi que suei vida e amor para  provar que a mulher com deficiência também é competente. Não é fácil ter que lançar mão de ações positivas para enfrentar jornadas múltiplas de MULHER + DEFICIENTE! Isso porque a sociedade EXIGE que a pessoa com deficiência "mate um leão p/h"!

 

                        Meu trabalho é retirar pedras que impedem boas sementes de germinar. A coletividade não é de toda má! Mas, se o comandante nem sabe que erra, como corrigir a rota do navio?

 

                        Ao final da minha exposição ouvia, tão-só, o suave som do motor do ar refrigerado. Verdadeiramente tremi de emoção ao sentir brotar a solidariedade.

 

                        O Povo de Guapimirim era Deborah Prates e Deborah Prates era Guapi. Estávamos - verdadeiramente - misturados/incluídos. As sementes germinaram rapidamente e eu disse sentir CHEIRO DE FLORES NO AR.

 

No encerramento dos trabalhos flores foram colhidas e Guapimirim me presenteou com um lindo e energizado arranjo floral. Foi de arrepiar! Haja coração, já que a luta é árdua e diária.

 

                        O prefeito é um fofo! Pessoa humilde e determinada que, na despedida, veio me abraçar. Trocamos algumas figurinhas e, é óbvio, lhe perguntei se havia acessibilidade em Guapimirim. Depois de breve pensar, respirou fundo e disse que não. Contudo, aduziu que estava pronto para começar um trabalho em prol das pessoas com deficiência.

 

                        Verdadeiramente uma CIDADE ACESSÍVEL É PARA TODOS!

 

Sei que os amigos que me lêem estão felizes e vibrando com o relatado, pelo que, excelente oportunidade, para eu eternizar os meus sinceros AGRADECIMENTOS aos humanos que compuseram o citado evento e, injusto seria, se não deixasse o meu especial reconhecimento à querida amiga ITAMARCIA MARÇAL, que esteve na coordenação do encontro para que tudo corresse divinamente bem.

 

 Carinhosamente.

 

DEBORAH PRATES (cachogente) + JIMMY PRATES (pessocão)

4 comentários:

  1. Muito bom sempre ouvir, ler e estar perto de você querida Deborah, aprendendo a enxergar como vê, como sente e como nos passa todos estes sentimentos que por inúmeras vezes nos passam desapercebidos.
    Melhor também foi ter deixado lá a semente da esperança e do otimismo lá em Guapi e tomara mesmo que as sementes tenham verdadeiramente aflorado na tomada atitudinal política em acessibilizar a cidade e que ela seja PARA TODOS.
    Para mim fica sempre um gostinho de quero mais em todas as suas crônicas, falas e até no telefone...Haja vista que sempre temos muito a falar e a ouvir.. Pra variar eu amei e tenho certeza de que logo veremos uma GUAPI diferente...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida amiga Lisbeth, você sempre gentil e solidária. Amei seus comentários. unidas pela eternidade por um planeta melhor para todos. Carinhosamente Deborah Prates

      Excluir
  2. Quanta emoção minha amiga!
    Mas você é assim: Exala emoção!
    Sabemos que muitas sementes serão resilientes e germinarão, ainda que encontre solo árido. Sempre em busca da possibilidade que ilumina nossos caminhos tal qual o sol, e de algo que hidrate nossa alma, tal qual a solidariedade...
    Espero um dia poder contar com você para distribuir mais sementes nas terras por onde planto!
    Feliz por você existir amiga!
    Carinhosamente
    Adinéa Trubat

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adinéa, querida amiga, lindas as suas palavras! Estou a sua disposição para cultivar suas sementes. Pode me chamar. Carinhosamente Deborah Prates

      Excluir