quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Visita ao Rock in Rio edição 2013

 ROCK IN RIO 2013

PROGRESSO NAS ACESSIBILIDADES!







Descrição da foto para DV’s (Rock in Rio em construção): Ao fundo, uma extenso gramado terminando em um imenso palco com armações de metal. O céu está azul e há algumas poças no chão. Em primeiro plano, da esquerda para a direita, estão Rodrigo Mondego, Fábio de Seixas Guimarães (como cadeirante), Deborah Prates, Raul Lins e Silva e Jimmy Prates.



                Tenho a alegria de dividir com os amigos o resultado da visita que fiz - através da CDH - Comissão de Direitos Humanos da OAB/RJ - nesse 28/8, à Cidade do Rock.

                De antemão, destaco a solidária e gentil acolhida por parte dos organizadores, em especial o Sr. Márcio Cunha. "N" reuniões aconteciam ao mesmo tempo e os representantes atendiam a todos com educação e sinceridade! Dava para perceber a alegria, apesar do cansaço, daqueles que faziam a dança das cadeiras para não deixar ninguém sem informações.

                Fui acompanhada dos amigos/pares: Drs. Raul Lins e Silva, Rodrigo Mondego; do artista/produtor Fábio de Seixas Guimarães e do companheiro de trabalho Carlos Augusto Siqueira de Moraes.

                Vale enfatizar a coragem/ousadia do amigo Fábio, carinhosamente denominado CADEIRANTE DO PARAGUAI. É que, apesar de não ser deficiente, Fábio solidarizou-se à causa e vem andando pela RJ numa cadeira de rodas. Vejam que só nos colocando na realidade do outro é que passamos a compreender o que antes passava despercebido. Mas, não deixa de ter o seu lado engraçado essa proeza. Por ter achado uma das rampas deveras inclinada foi que Fábio, diante de inúmeros obreiros, levantou-se de sua cadeira, tomou-a nos braços atravessando o obstáculo e, tranquilamente, voltou a sentar-se nela. Teve trabalhador que ficou boquiaberto! Todos pararam. Seria um milagre? Legal é que a Equipe já irá adequar a rampa de acordo com as normas de acessibilidade.

                De cara destaco a evolução do piso em geral. Muito mais plano/liso, óbvio dentro do terreno acidentado. Sem comparação com 2011!

                Ainda em construção o Rock in Rio não estava pronto. Todavia, deu para sentir progresso no quesito acessibilidade. Fomos convidados, depois de uma rodada pelo espaço, a uma conversa com Márcio Cunha na sala de imprensa, onde fomos satisfeitos em muitas perguntas. Vale destacar:

                a) Haverá seis ilhas de banheiros, sendo que em todas haverá banheiros especiais feitos sob medidas. Márcio disse que não foi encontrado no mercado banheiro químico com acessibilidade, pelo que o Rock in Rio mandou fazer. Bacana, hein?

                b) Muito animador o reconhecimento da organização de que houve falha na capacitação do pessoal que trabalhou nos dias dos eventos quanto ao trato com a pessoa com deficiência. Daí foi que a Comissão (CDH/OAB/RJ) se colocou a disposição para palestra de conscientização/capacitação desse pessoal, o que fora muito bem acolhido por Márcio. Ficamos de nos encontrar no dia 9/9, para uma conversa/palestra agregadora. Percebemos os corações hiper abertos!

                c) Raul sugeriu fosse entregue as pessoas deficientes (claro que aos que desejarem) uma pulseirinha para distingui-las das demais, de maneira a facilitar o trabalho dos apoiadores quanto ao tratamento diferenciado. Outras opções foram ventiladas e a ideia estará sendo amadurecida pelos organizadores, já que essa falha foi muito relevante na edição 2011.

                d) Quanto aos transportes, também está sendo colocado a disposição dos que tiverem necessidades especiais duas conduções ADAPTADAS por conta do evento. Então, será um plus, já que nada terão a ver com o transporte da cidade/prefeitura e concessionárias. Em 2011, apenas um carro especial fora colocado ao público. Porém, Márcio nos informou que, pessoalmente, esteve todos os dias no local base dessa condução, sem que, espantosamente, as pessoas o procurassem. Foi reconhecido um truncamento na questão comunicação, já que a reclamação por esse apoio foi geral. Será montado novo esquema de informação para suprir essas lacunas.

                d) Sobre os ônibus de turismo que farão o transporte do público - Rio Card - foi reconhecido que não há elevador para os cadeirantes. Então, serão novamente usado o transbordo. No entretanto, para a edição 2015, o assunto já está em pauta para melhor adequação do público cadeirante.

                e) Márcio informou que haverá um portão especial, antes dos demais, para atender a entrada das pessoas com necessidades especiais que dele necessitarem. Na versão 2011, particularmente, achei uma desumanidade o ocorrido.

                f) O lado externo da Cidade do Rock Márcio lamentou não ter condições de dar grande melhora, já que pertence a prefeitura.

                g) Sugeri que, para a próxima edição/2015, seja feita propaganda/campanha tendo como foco da solidariedade a pessoa com deficiência. Márcio aceitou, a princípio, a ideia e ficou de levar as necessárias aprovações, sendo bastante simpático ao novo foco.

                Tudo mais verificaremos no dia 9/9, quanto todas as atividades estarão em teste. Só aí é que poderemos soltar o nosso grito de EURECA! EURECA!

                Assim, até o dia 9/9, com mais informações complementares. Não desanimemos. A esperança não pode morrer jamais...

Carinhosamente.


DEBORAH PRATES

7 comentários:

  1. Eu fico boquiaberto ao ver como Deborah que, apesar de deficiente visual, capta muito mais informações que todos nós.
    Embora talvez tenha exagerado um pouco nos elogios a minha pessoa, seu texto tem uma coerência, uma profundidade de detalhes que me espanta (positivamente claro).
    Show Deborah, Raul, Rodrigo, Augusto, Dimy pelo dia de hoje. Que dia 09 seja muito melhor e que no dia 13 o Rio tenha orgulho de dizer: O Rock in Rio se preocupa com a música, com o lixo no lixo, com acessibilidade etc e sua marca merece nossos elogios. Que venha a boa música e muita alegria para todos que tiverem oportunidade de lá estar. Fiquem com Deus.
    Fábio Guimarães
    FB Busco legados
    www.buscolegados.com
    buscolegados@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fábio, a Deborah enxerga muiiiiiiiito melhor do que muiiiiiiitos videntes.... Incrível como flui fácil o que ela nos descreve..e como nos enche de otimismo qto às acessibildades que lá encontraremos. Regina disse que o esquema de ônibus não funcionou, mas acho que ela falará melhor qdo chegar e ler esta crônica...Eu nunca fui exatamente pela desinformação sobre os acessos nos eventos e tb pelo alto custo das entradas.

      Tenho uma preocupação com os banheiros, Déborah, que não usem aqueles sanitários "Hiena" que têm abertura frontal. São perigosos, desconfortáveis e não nos equilibramos neles, podemos cair naquele buraco. Pelo amor de DEUS, diga isso a eles... Nenhum deficiente gosta daquele tipo de sanitário.

      Outra coisa, na Rio +20 havia uns banheiros químicos acessíveis, brancos, foram usados pelos stands da prefeitura. Era limpos, tinham água, sabão, toalhas descartáveis, barra de transferência... Eram bons. Eu mesma usei... Lógico que havia uma moça que ao sairmos verificava se tudo estava no lugar e já passava um desinfetante no chão... aprovado...

      Ahhhhhhhh, Fábio, achei uma graça os trabalhadores ficarem assustados com vc levantando da cadeira..kkkkkkkkk...Milaaaaaaaaaaaaagre...e depois é verdade mesmo.. comigo já aconteceu só que eu não levantei... eles me levantaram...

      Excluir
    2. Queridíssimos amigos Fábio + Lisbeth, vocês são ótimos!
      . Lisbeth, levarei todas as suas observações aos organizadores.
      . Fábio, os elogios feitos a você não dão conta de registrar a grandeza de sua solidariedade. A nossa união, verdadeiramente, está fazendo a diferença. Carinhosamente Deborah Prates

      Excluir
  2. Minha amiga Deborah Prates de longas caminhadas, o seu poder de enxergar com o coração, já que sua visão já não li dê mais essa condição é que nos faz a cada dia que passa vermos a sua enorme determinação de prosseguir na luta contra o preconceito, você consegue enxergar com minuciosos detalhes a cada percurso de sua caminhada, isso chama-se determinação, fator preponderante a ser seguidos por todos, mais uma vez deixo aqui o meu registro do meu muito obrigado por sua constante luta diária pela nossa inclusão na sociedade.
    Um forte abraço.
    Atenciosamente.
    Joaquim Luiz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que lindo, querido amigo Joaquim! Você sempre gentil e solidário em suas palavras e ações. Continuamos juntos em busca de mais adesões para nossa luta. Carinhosamente Deborah Prates

      Excluir
  3. Gostaria de pedir nas próximas reivindicações, sobre acessibilidade no Rock in rio.. que os mesmos colocassem de forma clara todas as informações no site sobre transporte... vces devem imaginar minha angústia em imaginar que teria que caminhar de muletas do autódromo até o rock in rio... escrevi inúmeras vezes para eles, por diversos canais e não fui respondida... no dia do evento descobri que haveria um transporte especial... e outra na área para PNE deveria haver banquinhos.. não aguento ficar tanto tempo de pé... e não posso levar banquinho e não tenho como sentar no chão.. e aí??? desculpa mas quando se pensa em acessibilidade as pessoas esquecem das pessoas que usam muletas... vou hje ao Rock in rio e estou me preparando para o pior.. ainda não sei como irei me virar.. as vezes penso que não deveria sair mais de casa.. porque é tudo complicado... e tudo podia ser resolvido de forma simples... é triste!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida amiga de luta, você está coberta de razão e brigamos muito por esses PEQUENOS detalhes que TANTO significam para nós! É inacreditável como as pessoas não tem conhecimento sobre acessibilidades. por essas e outras é que sempre reforço ser a ACESSIBILIDADE ATITUDINAL a grande chave para um mundo melhor. Gostei da informação do banquinho, já que não fiz essa reinvindicação. vou inseri-la no relatório. Continue saindo de casa e participando do mundo junto à sociedade. Só assim nos tornaremos visíveis. Carinhosamente Deborah Prates

      Excluir