segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Acessibilidade no Teatro Carlos Gomes

“À beira do abismo me cresceram asas”


... foi o espetáculo que assistimos - no último domingo - no Teatro Carlos Gomes (RJ), na volta do Projeto Acessibilidade no teatro, de responsabilidade da Lavoro Produções.



Clarisse Derzié Luz, Deborah Prates e Jimmy Prates



Maitê Proença e Clarisse Derzié Luz deram um banho de interpretação que muito emocionaram o público.

Com os recursos da Audiodescrição, interpretação em LIBRAS e legendas, as pessoas com deficiência visual, auditiva e intelectual puderam compreender a narrativa em tempo real, sem precisar de terceiros para tanto. Pena que o Ministro Joaquim Barbosa não tenha o conhecimento do
que seja acessibilidade, tampouco da Convenção sobre o Direito das Pessoas com Deficiência (Emenda Constitucional), o que o levou ao grosseiro erro em negar as normas de adequação - Consórcio W3C – nos sites do peticionamento eletrônico aos advogados cegos. Lamentável!


Deborah Prates usando aparelho que permite a Audiodescrição



Enquanto os eventos culturais se preocupam e dar total acessibilidade às pessoas com deficiência, o Ministro Joaquim Barbosa e seus Pares insistem no cruel olhar assistencialista, a tal ponto de mandar que a Signatária peça ajuda a terceiros para desempenhar os seus misteres de advogada. Desumano, hein?!



Deborah Prates, Lara Pozzobon (Presidente da Lavouro Produções) e Jimmy



Sinopse da peça: "O texto poético, repleto de emoção e bom humor, leva o público às gargalhadas com o diálogo entre Terezinha (Maitê Proença) e Valdina (Clarisse Derzié Luz). Sem as máscaras habituais da juventude, sem qualquer cerimônia, as personagens falam sobre qualquer assunto - sexo, diferenças entre homens e mulheres, abandono, o bom e o ruim."


A dura realidade dos idosos foi amainada com as situações picantes contadas pelas personagens. Valeu muito à pena! Recomendo.



Clarisse Derzié Luz e Maitê Proença



Ah! Não posso esquecer de comentar com os amigos o alto astral de Jimmy Prates - meu pessocão - que com seu olhar meigo "comprou" a plateia! Ele é lindo demais!



Amigo Írio da Costa e Deborah Prates



Jimmy Prates



Carinhosamente.
DEBORAH PRATES + JIMMY PRATES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário