sábado, 5 de abril de 2014

Camarão que dorme a onda leva!

CAMARÃO QUE DORME A ONDA LEVA!




Descrição da foto para DV's: Camarão rosado no fundo do mar, em close, em cima de cascalhos verdes e cinzas. 


        No exercício da militância em prol das pessoas com deficiência tive uma grata surpresa no Dia da Mentira. Até pensei cuidar-se de mais uma brincadeira típica do dia 1º de abril. Todavia, as leis números 5.699 e 5.703, ambas de 2014, são verdadeiras e beneficiam os idosos e deficientes físicos que estiverem na condução de veículo, garantindo-lhes a gratuidade/isenção do pagamento de pedágio em vias municipais na Cidade Maravilhosa.


        As boas-novas foram publicadas no Dia da Mentira/2014, no Diário Oficial e estão em pleno vigor, muito embora sofrendo os reflexos do ilusionismo característico do peculiar dia.


        Será uma "mentirinha carioca"? Aqueles biscoitinhos redondinhos e achatados, feitos de massa de pão-de-ló; também de polvilho que são estufados e sem nada dentro; puras mentirinhas para enganar os cariocas!


        Agora, qual a razão de serem contemplados tão-só os deficientes FÍSICOS e não todos os deficientes? Uma contradição, já que a lei que permite a aquisição de veículos com as deduções de impostos contempla a todos! Se um surdo, por exemplo, estiver na direção de seu veículo há que ter direito a essa gratuidade; os amigos também acham assim? Mas, continuemos de mãos dadas com os idosos e deficientes físicos...


        A Linha Amarela S/A. - Lamsa - única concessionária que opera pedágio no município, já está tomando as providências rumo a declaração da inconstitucionalidade das leis para, ao final do processo, gritar: DIA DA MENTIRA!!!


        A Lamsa e às demais empresas que vierem a executar pedágios na RJ, competirão financiar e organizar as necessárias informações à população em geral. Será... mais um conto da Carochinha. Essas concessionárias teriam interesse na conscientização do corpo social?


        Por outro lado, ainda sob o manto do Dia da Mentira, será necessária séria fiscalização da LAMSA e demais empresas, a fim de IMPEDIR que maus "empresários" usem idosos na condução de veículos para eximirem-se do pagamento dos pedágios. O velho e lamentável "jeitinho brasileiro" para resolver - de modo nebuloso - determinadas tarefas, situações ou, até mesmo, problemas...


        Louvável é a iniciativa da Câmara dos Vereadores/RJ, já que tanto os idosos, quanto as pessoas com deficiência, são achatados em suas remunerações por "n" razões conhecidas pela coletividade. Óbvio que poucos são sabedores dessa tão boa iniciativa, pois, como sempre digo: a quem interessa conscientizar o POVO? Elaborar e votar leis, em tese, é tarefa bastante fácil... porém, obrigatoriamente, deveriam esses parlamentares municipais praticarem a verdadeira inclusão, de maneira a não excluir os demais deficientes que não sejam físicos.


        Por conta da infeliz cultura brasileira, pela qual - escancaradamente - as leis não são cumpridas, é que fica a sugestão para que os idosos e pessoas com deficiência tenham em seus veículos cópias das leis elencadas, já que a probabilidade dos encarregados das concessionárias não "saberem" das medidas é enorme/provável. Então, temos que "ser rápidos no gatilho" para garantirmos o benefício que é nosso por DIREITO e JUSTIÇA.


        Precisamos fazer a nossa parte e preencher os requisitos: a) comprovação de rendimentos familiares inferiores a quatro salários- mínimos; e, b) realizar cadastros junto às concessionárias que operam as vias.


        O importante é que fiquemos antenados, já que o direito não socorre aqueles que dormem; numa maneira mais coloquial: CAMARÃO QUE DORME A ONDA LEVA...


        Os maus hábitos hão que ser mudados de parte a parte; ACESSIBILIDADE ATITUDINAL JÁ!


Carinhosamente.




DEBORAH PRATES

Nenhum comentário:

Postar um comentário