domingo, 11 de maio de 2014

Feliz dia dos filhos!

FELIZ DIA DOS FILHOS!



Descrição da foto: Deborah e Alice Mabel abraçadas no calcadão da praia do Arpoador, no Rio de Janeiro. De fundo, um céu completamente azul, um mar calmo e a praia cheia. 



         Pensei em nada escrever; afinal, hoje é meu dia e não vou me dar parabéns.


         Desci com Jimmy para o primeiro pipi lá pelas 5:30h... subi, limpei... tomei café e voltei para a cama... levantei e pus-me a escrever; vício bendito! Pensei, refleti, viajei.


         Voei nas asas da imaginação. Minha filha dormia... presente, passado e futuro... a alegria de ler o exame de sangue confirmando a gravidez e o pânico com a incerteza do futuro.


         Mergulhei nas ideias, fiquei em transe.


         Certamente este não era bem o planeta que eu gostaria para minha filha; mas será que eu dei tudo de mim para construir/edificar a nova força para somar na transformação tão necessária para um Brasil sem deficiência? Eis a questão e o mistério da fé.


         Claro que eu não contava em ser atropelada, no auge da profissão, pela cegueira em ambos os olhos... vida, caixinha de surpresa! Andamos, literalmente, no fio da navalha... equilibrando sempre, tensão absoluta, stress, frio na alma, incertezas...


         A deficiência tornou-se, não um problema, mas a nossa nova realidade num contexto rigorosamente inacessível. Pernas bambas, contudo a esperança jamais pereceu. Nos primeiros passos na nova realidade deparamo-nos com o assédio moral na escola, lúdica face da violência a que minha filha ficara exposta; dor inenarrável diante da cegueira da direção, que nada via por ser preconceituosa... um local que frequentávamos fazia dez anos, numa ilusão de que estávamos numa escola... aprendendo o quê? A formar maus seres humanos... iniciando a adolescência... absurdamente eu me sentia culpada...


         Viveiro/criadouro de MONSTROS é o nome genérico/técnico, ou seja, o princípio ativo de ESCOLAS e que deveria prevalecer sobre a marca comercial na embalagem, à frente das edificações. Daí é que no viver diário estamos sempre trombando com pais-monstros, filhos-monstros, professores-monstros, semelhantes-monstros, gestores-monstros... Somos o produto desse planetário viveiro de seres cruéis, desnaturados, horrendos, que semestralmente ganham um canudo, chamado diploma, em festas de formaturas, feitas nos locais que aprendemos a chamar de ESCOLAS/UNIVERSIDADES.


         Estamos, literalmente, como cachorros e /ou bichanos correndo atrás do rabo. Julgo que deveríamos pensar em criar um viveiro de PENSADORES, concordam? Vamos nos dar às mãos e agigantar a rede da solidariedade; aprender a viver como irmãos; mudar os nossos maus hábitos. ACESSIBILIDADE ATITUDINAL já!!!


         No DIA DAS MÃES - 11/5/2014 - sou eu quem tenho que render as minhas sinceras homenagens à minha filhota que, aos 12 anos, segurou comigo a inenarrável/imensurável porrada que a vida tinha guardada para nós. Como bêbadas, na corda bamba, fomos nos equilibrando... voando... tropeçando e vencendo... Atirei-me no espaço vazio, no breu absoluto com minha filhota amarrada em minhas asas... e ela aprendeu a voar em tempo antecipado.


         O ser humano tem uma inexplicável capacidade de recuperação; estamos em pé e caminhando... cantando firmemente, sem titubeios... com que facilidade esquecemos que nada é eterno, a não ser o próprio movimento. A felicidade existe e temos a obrigação de ir ao seu encontro, às duras penas.


         Troco, na certeza do acerto, o título de Dia das Mães por DIA DOS FILHOS, para dizer à minha filha: OBRIGADA por ter ficado ao meu lado e me ensinar a plenitude da vida; grata por ter me dado a oportunidade de reciclar meus ultrapassados conceitos e de destruir preconceitos... enxergar com os olhos do espírito.


FELIZ DIA DOS FILHOS!


         Vou agora acordar a minha filhota...


DEBORAH PRATES.

4 comentários:

  1. Minha amiga...que teeexto cheio de emoção e de realidade dura e muita gente nem imagina que seja assim. Aí me vem esta sábia citação...
    Um filho, afinal, é quem dá à luz a mãe.
    Pois cada menino nascido faz nascer uma mãe de uma respectiva mulher.
    -Mia Couto
    E eu completo que cada mãe traz consigo um infinito poder de se recriar e de se superar a cada impasse para caminhar rumo ao futuro compartilhando a estrada com ele.. infinitamente..
    Parabéns aos nossos filhos que conosco, mães deficientes, superam limites e vencem barreiras. O DIA DOS FILHOS, DOS NOSSOS, EM ESPECIAL...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que lindo, amiga Beth! Concordo com as suas reflexões. Você é mil. Carinhosamente Deborah Prates

      Excluir
  2. Realmente é emocionante, não conhecia parte de sua história particular e, diante da narrativa, confesso: sou seu fã há muito tempo, mas agora, eu aprendi a respeitar, ouvi-lá com mais firmeza, dizer a muitos que eu conheço uma mulher que se tornou poderosa, imbatível e, de uma peculiaridade singular. Contrariando a sua esplêndida crônica, eu te desejo um feliz dia das mães. Parabéns por tudo que você representa, orgulhosamente; um amigo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido amigo Jorge Gonçalves, muito bacana a sensação de irmos agregando seguidores nesta vida tão louca. Precisamos de mais militantes... Seja bem-vindo a dureza da luta... Obrigada por tanta solidariedade. Carinhosamente Deborah Prates

      Excluir