domingo, 14 de maio de 2017

Dia das mães 2017

Hoje estava dando uma olhada no censo do IBGE/2010 e verifiquei que cerca de 14% das mulheres brasileiras não querem maternar.

Então fiquei a refletir o quanto as mulheres já resistiram, relativamente a obrigação de serem mães. Basta ser mulher para ouvir no Dia das Mães: Você já é mãe?

Quando a mulher é madura, nossa, vem o inconveniente discurso: Ah, mas você já está fora da idade, já pensou nisso?

Pois é, a sociedade machista e patriarcal não consegue enxergar e tolerar a ideia da liberdade, que tem a mulher de fazer as próprias escolhas! E a mulher que não quer ser mãe? E daí? O que tem qualquer humano a ver com isso?!

Por essas breves considerações é que tem cabimento repetir que ser mulher não é sinônimo de ser mãe.

Agora, para as mulheres que, assim como eu, optaram pela maternidade, beleza! Fica aqui registrado os meus mais sinceros votos de FELIZ DIA DAS MÃES 2017!!! https://www.facebook.com/images/emoji.php/v8/f6c/1/16/2764.png<3

Meu dia está sendo maravilhoso desde à zero hora. Obrigada pelas homenagens, filha querida!!!

Claro que não poderia resistir em dizer: O melhor presente para esse lindo dia não pode ser encontrado em shopping, cruzeiros, grandes embalagens com gigantescos laços de fitas, contas bancárias, etc. Não!

Vale lembrar que, por exemplo, um carinho, um abraço, um beijo, uma poesia... NÃO têm preço, tampouco etiqueta de grife.

Logo, não percamos tempo em insistir em encontrar a felicidade do lado de fora, já que os bens acima apontados não moram do lado de fora, mas, sim no interior de cada uma de nós! E tem pessoas que sofrem de cegueira voluntária aguda que ainda insistem em correr o comércio...

Divido com todas e todos uma poesia que a querida amiga Paula Wenke fez para sua mãe. Nossa, quanta sensibilidade da pensadora do Teatro dos Sentidos! Segue a criação:


"Que dia mais lindo, esse o das mães...
Não penso na exploração do comércio, muito menos que não tive filhos biólogicos até agora. Penso que o amor de mãe é uma inspiração constante.

Elas deixam habitar seu corpo por dentro, amam o intruso (que pra elas não é intruso, é fruto, é flor.) Carregam entortando-se, deixam que se alimentem do seu próprio alimento, deformam-se para formar. Tornam-se fábrica de leite com gosto de afeto.

É o amor personificado, é o exemplo mais singelo das nossas humanidades. Toda devoção a elas é pouca, porque o que sentem é a prova mais cabal da existência do amor incondicional e incomensurável.

Um beijo pra vc, Maria Ilse Wenke. Te amo em retorno, um tanto enorme também. Do tamanho do infinito. Mãe não morre nunca. Só descansa merecidamente ao lado do Iluminado."

por Paula Wenke.

Nenhum comentário:

Postar um comentário