segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

Três de dezembro - Dia Internacional da Luta das Pessoas com Deficiência

Hoje é o dia reservado para conscientização da luta das pessoas com deficiência. Buscamos a igualdade de oportunidades em todos os aspectos da vida. Incluir é processo de construção de sociedade igual para todas, todes e todos. Assim, incluir é bem diferente de integrar. De acordo com o último censo do IBGE, representamos 1/4 da população. Assim, a cada 4 pessoas, 1 tem alguma deficiência. Somos muitos seres humanos absolutamente invisibilizados pela sociedade brasileira.

Penso que o ponto a ser trabalhado neste dia seja o capacitismo, que defino da seguinte forma: é uma espécie do gênero preconceito que a sociedade dirige especificamente para as pessoas com deficiência, de tal sorte a reduzi-las à própria deficiência. Cruel demais!

A sociedade foca apenas na deficiência e não no ser. Nessa cultura do corpo padrão, fica difícil um ser que habita um corpo diferente ser incluído nessa sociedade tão preconceituosa. É a força do biopoder, da biopolítica, etc... Para este 2018 e neste dia tão simbólico, quero deixar esses pontos na intenção de problematizar a nossa invisibilidade social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário