sexta-feira, 14 de outubro de 2011

DESARMANDO CORAÇÕES

Descrição de Imagens por Rosa Santos : Sobre fundo branco a imagem de dois corações vermelhos um ao lado do outro, uma maior e outro menor, estão no centro de um ringue branco sobre fundo branco.


- Qual é o assunto?
- Alô! Aqui é DEBORAH PRATES do RJ. Com quem falo?

Então interagi com a voz feminina informando que gostaria de um endereço de e-mail de qualquer assessor da presidenta Dilma, a fim de que pudesse enviar-lhe um projeto meu de nome: "TEM VISIBILIDADE? OLHE PARA NÓS"!

A voz disse:
- É aqui mesmo e não preciso dizer meu nome. É pelo site ....

Então, segurando o telefone, pedi auxílio para minha filha:
-Minha filha, anote para sua mãe, por favor!

Foi quando a voz sobressaltada do outro lado, retrucou rispidamente:
- O que! Minha filha? .... está me chamando de minha filha?

 A voz foi tão agressiva ao me interpelar sobre a expressão MINHA FILHA que levei um susto!
 - Sim. Senhora, sou cega e estou com a minha filhota me ajudando nas anotações! Qual o problema?

A voz ficou muda. Aproveitei o silêncio e disse:
- Nossa! Para quem trabalha na Presidência da República a senhora anda muito "ARMADA"!

A voz pausou ligeiramente e prosseguiu dando os dados do site. Fomos anotando. O tom era de superioridade absoluta e, em nenhum momento, percebi um toque de retratação. Ao contrário, me fez lembrar muito as histórias do tempo da ditadura. Sinistro!

Fiquei a pensar o que levaria uma pessoa a ser tão grosseira com quem não conhece. Qual a razão de tanta agressividade e empáfia de quem recepciona o Brasil? E o mundo também! Seria o posto que a voz ocupava? Ou seria mesmo falta de educação? Fato é que as pessoas andam extremamente "armadas" em seus corações.

Noutro dia, passando numa calçada, fui entrelaçando com os demais humanos quando fui, abruptamente, abalroada por outro humano que veio - propositalmente - em meu encontro. Foi ombro com ombro numa violência que cheguei a balançar e inclinar para trás. Daí ouvi:
- Tá cega? Não enxerga não?

Sacudindo a cabeça retornei o rumo, interagindo:
- NÃO! SOU CEGA!

O homem terminou por pedir desculpas. Detalhe importante é que eram 7:00 horas! O dia estava começando!  Mas as pessoas já caminham estressadas, pisando duro, dando de ombros, xingando, amaldiçoando o mundo, enfartando!

Os fones de ouvido, de todos os modelos, estão prensando as orelhas. O trânsito engarrafado castiga motoristas e pedestres. Lá vem os guardas tumultuando, ainda mais, a situação que já é caótica. Os ônibus insistem com seus motores infernais, num ronrom, ronrom, ronrom insuportável! Loucura! Ninguém vê nem ouve nada. Como cega tenho a certeza de que vejo muito mais! Viver numa grande metrópole é exaustivo. O meio-ambiente desfavorece o clima para gentilezas. E aí! O que fazer?

Difícil não nos contaminarmos com os vírus da agressão. Como todos, são mutantes. E a crueza vai de galope em galope aumentando. Onde e quando vamos parar?

Precisamos "DESARMAR" os nossos corações. Necessitamos olhar o mundo e ver as pessoas, os animais, as situações, etc...

No espírito da cultura da REDE DA SOLIDARIEDADE precisamos plagiar a campanha do desarmamento relativa as armas de fogo. Só que, ao invés de recebermos dinheiro pelas armas devolvidas, o próximo nos recompensará com um SORRISO.  Sorrir faz bem para a alma e retarda o envelhecimento pelo exercício facial.

Que tal a ideia?

Carinhosamente.

DEBORAH PRATES (cachogente) e JIMMY PRATES (pessocão)


2 comentários:

  1. Querida Deborah,
    Ótimo contexto e linda sugestão!
    Parabéns!
    Todos os dias vejo pessoas pregando boas palavras, no entanto, haveria de praticar entre os ouvintes e inclusive aqueles que pregam, na família, na comunidade e em todos os momentos com um sorriso!
    Abraços fraternos à vc e ao Jimmy.
    Lumiy

    ResponderExcluir
  2. Oi minha linda, parabéns pelo texto realmente o mundo precisa de mais gentileza. Um beijo.

    ResponderExcluir