segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Sustentabilidade Humana - Dezembro 2011



Descrição da imagem para deficientes visuais:
(Foto: Alice Mabel Prates)

Fotografia colorida de um esqueleto humano usando chapéu de folhas verdes.
De frente, no lado esquerdo da imagem, em detalhe, são vistos o crânio com
o chapéu, parte dos ossos das costelas, a clavícula, omoplata e
úmero pertencentes ao lado esquerdo do esqueleto. No lado direito da
imagem, é visto um ramo de folhas verdes que avançam em direção ao crânio
do esqueleto. Ao fundo parte de uma janela de vidro com luz branca.




"SUSTENTABILIDADE HUMANA"
(Amadurecimento do projeto em 26/12/2011)

                        Pós cegueira. Meus neurônios em total ebulição. Bombardeios de todo lado. Sentia-me andando em círculo tentando entender a razão das pessoas a minha volta terem me virado às costas! Equilíbrio sempre! Claro que manter o bom senso em momentos de transição é preciso estar em forma com o cérebro!

                        Como ambientalista foi que comecei a ver que o nosso discurso estava  começando pelo final! Como discutir o texto do novo Código Florestal, como dizer para um semelhante abraçar uma árvore, como conter o derretimento das calotas polares, como argumentar pelo não desmatamento, SE não conscientizarmos o próprio HOMEM de que está devorando a SI PRÓPRIO?

                        Cega leio muito mais do que quando enxergava. Noutro dia li e adorei um pensamento de autor desconhecido: "Somos todos anjos de uma asa só. Precisamos nos abraçar para poder voar".

                        Necessitamos nos conscientizar de que somos todos hóspedes nesse Planeta e que, quando chegar a hora de pagar a conta para a viagem de regresso, nosso lugar há que estar INCÓLUME para recepcionar o novo ciclo da espécie humana.

                        Parece que somos organismos livres - sem compromissos - e que dependemos de PREDAÇÃO para "sobreviver"! Assim, nos devoramos, nos destruímos!

                        A supressão do sentido da visão, para a sociedade, foi sinônimo da perda da minha capacidade intelectual! Cruel? Sim. Contudo, comportamento normal/comum. Não aprendemos a contemplar as DIVERSIDADES na natureza de forma consciente. Lembro de mostras de fotografias, bem como de cenas de filmes em que eram exibidas, como EXUBERANTES, árvores deficientes, com seus troncos fora do padrão, flores que tinham coloração longe do habitual da espécie, cavernas onde a biodiversidade só existia porque viu-se obrigada a inovar para sobreviver ...

                        No contraponto o homem não é capaz de perceber a beleza/exuberância noutro  igual que se apresente com características distintas da maioria considerada perfeita. Entendemos lindo um cão albino. A contrário senso discriminamos um homem albino! Dizemos: "Coitado"! É uma "barata descascada"! Um "sarará, sarassará"! Um animalzinho que deixa de crescer é tido como "fofinho". De outro ângulo, um homem com nanismo é chamado de "pintor de rodapé"!

                        Como diz um grande professor amigo: "É A CULTURA DA SUPERFICIALIDADE". HORRÍVEL!

                        Sem conhecimento dos fatos  foi que, desde o início da civilização, preconcebemos nossos semelhantes diferentes e, consequentemente, os discriminamos impiedosamente. Em tempos remotos já fomos tidos como impuros e, por isso, atirados contra paredões. Já fomos largados pelas escadarias das Igrejas a espera de esmolas. Tidos como loucos. Já fomos deixados nas rodas dos enjeitados na esperança de que ela girasse para dentro de algum convento. Há cerca de 5 anos já fomos rejeitados, juntamente com nossas Famílias, pelos nossos vizinhos em decorrência de cegueira!

                        Indubitavelmente a cultura da hora é a da superficialidade. Aquele que ousar fugir ao estereotipo ditado pela sociedade certamente será DISCRIMINADO. Por exemplo, o que não couber na forma da indústria da moda, ou seja, acima do manequim tamanho "40", já será tido como "GORDO", pelo que DISCRIMINADO. Corpos malhados, sarados, "bombados" são exaltados. Contraditoriamente CHORA" a sociedade nos enterros dos corpos vítimas da ANOREXIA!

                        Amadurecendo as ideias foi que concluí que a imagem perfeita para o ser humano hodierno seja a de um ESQUELETO. Esqueleto? Sim. Homens e mulheres contratam cirurgiões para a retirada de peles, pelancas e gorduras indesejáveis. Logo, só resta um amontoado de ossos! O crânio é oco! Precisamos nos redescobrir!

                        Recentemente, dando uma olhadela na história da civilização, peguei o antigo Testamento e parei nas profecias de Ezequiel, Capítulo 37, versos 1 a 11, "OSSOS SECOS", e, com agradável surpresa, tracei um paralelo com esse meu atual projeto de vida "SUSTENTABILIDADE HUMANA". Extraordinário como estagnamos! Perdemos a fluidez!

                        Nesse documento está escrito: "verbis"

                        "Veio sobre mim a mão do Senhor; ele me levou pelo Espírito do Senhor e me deixou no meio de um vale que estava cheio de ossos, e me fez andar ao redor deles; eram mui numerosos na superfície do vale e estavam sequíssimos. Então me perguntou: Filho do homem, acaso poderão reviver estes ossos? Respondi: Senhor Deus, tu o sabes. ..."

                        Exatamente como estamos hoje! O Planeta virou um vale de ossos sequíssimos! Pereceu a nossa esperança. Permanecemos egoístas como nos tempos do profeta Ezequiel!

                        Imprescindível se faz aumentar a nossa espiritualidade! Parecemos vivos por fora, contudo MORTOS por dentro! A sensação é que perdemos as forças para lutar! Tanto faz, como tanto fez.  Vamos ficando na marola da vida e ao sabor da sorte. Não conseguimos mais nos apaixonar, não sabemos mais gargalhar e/ou sorrir. Sonhar? Também esquecemos. Tristeza!

                        Voltando ao presente lembro da canção interpretada pelo cantor Zeca Pagodinho "Deixa a vida me levar". Diz o refrão: "Deixa a vida me levar. Vida leva eu ... Sou feliz e agradeço por tudo que Deus me deu".

                        Paralisamos. E, quando alguém nos pergunta: - Quando as coisas vão melhorar? Respondemos igual ao profeta Ezequiel: "Só Deus sabe"!

                        QUANDO DESPERTAREMOS?

                        SUSTENTABILIDADE HUMANA já! Doravante esse é o meu projeto de vida. Precisamos nos unir para recepcionar a campanha REFLORESTANDO CÉREBROS". A frase a ser trabalhada/divulgada é: "QUERO MEU CÉREBRO VERDE"!

                        As mentes humanas estão áridas e, em grande número, necrosadas! Solo rachado, ressequido nada produz. Temos que cuidar da base para, depois, reflorestá-la. Precisamos nos amar para, posteriormente, amar o outro. Daí será fácil, fácil preservarmos o Planeta.

                        A perpetuação da espécie humana tem seus chavões na cultura da paz e na rede da solidariedade.
                        Tenho sim a pretensão de, através desse blog, contribuir na planetária rede da solidariedade via diálogo. A cooperação há de ser a nova forma de fazer política! Pobre do empresário que, nesse terceiro milênio, pensar tão-só no lucro! Tolo daquele que não despertar o seu quociente espiritual. Idiota daquele que não exercitar o seu ponto de "DEUS" no cérebro! Não adianta tentarmos "pegar no tranco"! Mudanças de hábitos são lentas, razão pela qual reaprender a viver em sociedade é processo demorado, pelo que há que ser SUSTENTÁVEL, já que é cíclica a existência na Terra.

                        No auge da moda está a palavra SUSTENTABILIDADE. Diz-se de tudo quanto seja capaz de se manter mais ou menos constante, ou estável, por longo período. Fica, então, a pergunta: O quê providenciar para desengessar/desenlatar o cérebro humano?

                        Você que me lê, tem alguma sugestão?

Carinhosamente.

DEBORAH PRATES


                        "Nunca ande pelo caminho traçado,  pois ele conduz somente até onde os outros foram." (Alexandre Graham Bell)





Descrição da imagem:
(Foto: Alice Mabel Prates)

Fotografia colorida de um esqueleto humano, está sentado em uma cadeira de
praia colorida. A cadeira está sobre uma superfície de mármore travertino e
ao fundo vê-se uma cortina bege transparente. Através dela penetra a luz e
com pouca nitidez são vistas algumas plantas.






Descrição da imagem:

(Foto: Alice Mabel Prates)
Fotografia colorida de um esqueleto humano com chapéu de folhas verdes,
está sentado em uma cadeira de praia colorida sobre o peitoril de uma
janela de vidro com luz branca. Atrás do esqueleto são vistos quatro
vasos com plantas de folhas verdes sobre o peitoril e um vaso com planta de
folhas verdes pendurado, cujas folhas avançam em direção ao crânio do
esqueleto.

3 comentários:

  1. Deborah, em primeiro lugar quero parabenizá-la pela criatividade e fotografias do esqueleto. Recomeçar a construção de um novo HOMEM, essa é uma das minhas respostas para sua pergunta. Grande abraço e que em 2012 essa semente que você plantou germine e cresça cada vez mais. De quem está semeada e quer manter o cérebro verde, sua fã, Rosa Santos.

    ResponderExcluir
  2. Querida Deborah, além da construção de um novo homem mencionada pela Rosa, precisamos nos manter - eu, você e muitos outros - com esta capacidade de sempre questionar. Duras as suas palavras, mas é assim que se encontra o ser humano hoje. Não percamos o carinho, a sagacidade, a indignação e a ternuraa jamais. Apesar de a realidade nos endurecer cada dia mais. Um grande beijo no seu coração.

    ResponderExcluir
  3. Sustentabilidade Humana é um tema estratégico pois depende de cada ser humano a implementação desse projeto.
    Dividimos a Humanidade em 3 grupos:
    O primeiro é G80 - *0 80% Pensam que não podem pensar, tendem para Omissão. São inertes e são manipulados e conduzidos por pessoas e governos, que acreditam que têm a solução.
    O segundo é o G15 – 15% Pensam que Pensam tendem para gerar ações, honestas ou não, voltadas para benefício pessoal. Lutam intensamente para conquista do poder e usam de qualquer método e acreditam que os fins justificam os meios . Nesse grupo encontramos os interesseiros, carreristas, autoritários e outros que anulam e manipulam outros para manter-se no poder. . Investem muito em Pão e Circo e travam a Educação pois sabe que é um ato libertador que mexe com valores e que é base para a verdadeira mobilização.
    O terceiro é G5 – 5% Pensam, Sentem e trabalham para o Bem Comum. São aqueles que buscam Mobilizar o Poder de Realização de cada Ser Humano com base na Sustentabilidade Humana.
    Precisamos mostrar que ao G80 que existe o G5 .
    Estamos, via internet, promovendo a criação de C3 – Conselhos de Cidadania Comprometida compostos de 7 seres humanos do G5. Se desejar criar um C3 em território de influencia passe um e-mail para mim.robertoflavio@superig.com.br , É gratuito.
    Débora , estamos confirmando, que conto com sua participação permanente todas as segundas terças feiras de cada mês em nosso Programa na Rádio Catedral às 11 horas sobre Sustentabilidade Humana .Vamos preparar aqui em seu blog a pauta de cada programa.
    Hoje dia 28//12/2011 , desejo Feliz Ano Novo
    O primeiro progrma a será dia 10/01/2011
    Roberto Flavio

    ResponderExcluir