terça-feira, 5 de junho de 2012

Olhe o boi! Muuuuuuuuuuuuuuuuu ...

OLHE O BOI! Muuuuuuuuuuuuuuuuu ...






Descrição da imagem para DV's: "MIMOSA - QUERO MEU CÉREBRO VERDE"!  Vaca em pé pastando voltada para a esquerda. Tem a cabeça revestida de folhas verdes até a área do pescoço. Não há definição de olhos e orelhas, tudo revestido com folhas verdes. Na boca fixado um fino caule de árvore verde na posição horizontal. Chifres verdes mais claro, usa óculos escuros de plástico, com armação e lentes pretas. Entre os chifres objeto verde, metade de uma esfera com folhas pequenas verdes. No “buxo” há um pequeno pau d'água com nove folhas compridas e largas. O corpo é vermelho, no centro - alinhada de forma sinuosa - está a frase - na cor verde com letras maiúsculas - "QUERO MEU CÉREBRO VERDE". Acima da frase à esquerda duas folhas verdes fazendo grande contraste com o corpo vermelho de Mimosa. As tetas são verde mais claro que as folhas. O rabo é vermelho e sua extremidade verde. As quatro patas são verdes.
(desenho da artista ROSA SANTOS, materializando ideia de DEBORAH PRATES)








5/6/2012 - DIA DO MEIO-AMBIENTE



    Você é carnivoraz? Prefere a carne como alimento principal? Chama os amigos para um churrascão na laje todo final de semana? Seu carrinho de supermercado vem sendo amparado por seus braços para o boi se equilibrar? Tá do lado dos ruralistas, hein?




    Verdadeiramente indago se você tem noção do que seja CONSUMO SUSTENTÁVEL/RESPONSÁVEL. Diz-se ambientalista? É dos que apregoa AMAR o Planeta? De forma tênue convido-o a acompanhar o encadeamento do raciocínio.




    Concorda que na fase adulta não precisamos tanto da carne? Que podemos preferir outros tipos de proteínas e permanecer com uma saúde de ferro?




    Saca o que é ACESSIBILIDADE ATITUDINAL? O que tem a ver uma coisa com a outra? Tantas perguntas, né?




    Digo que as situações só são bacanas quando abrange a toda coletividade. Enquanto a expressão ACESSIBILIDADE ATITUDINAL estiver vinculada as pessoas com deficiência os demais humanos continuarão de fone nas orelhas. Daí é que tenho - SIM - a ousadia de mexer com os cérebros, ainda que rachados! Os verbetes exprimem mudanças de hábitos/atitudes de maneira ampla.




    Reflita que esse consumo exacerbado/irresponsável leva os Senhores Latifundiários a entregar mais boizinhos para os frigoríficos. Por tabela têm que aumentar o rebanho. Para alimentar a enorme boiada precisará de maior pastagem. Em síntese, os fazendeiros, ante a ganância, passam a DESMATAR. Adeus árvoreeeeeessss! No impacto ambiental a Terra vai morrendo aos poucos. Viram como é o homem seu principal predador? Bem, o Planeta mais próximo é Marte, mas julgo que os marcianos não nos receberão.




    Sacaram como um mau hábito surtiu efeito dominó? muitos amigos nem se deram conta de suas más atitudes, né? Sem ter consciência do erro, como corrigir? Estamos ou não engessados/enlatados?




    "Eeê, vida de gado. Povo marcado. Povo feliz". A quem interessa informar/educar o Povo? Nenhum gestor está em seu cargo caído dos céus. Somos ou não os culpados por tudo de MAL - culturalmente falando - que nos acontece? Necessitamos de mais RESPONSABILIDADE nos outubros eleitorais.




    Recentemente, dando uma olhadela na história da civilização, peguei o antigo Testamento e parei nas profecias de Ezequiel, Capítulo 37, versos 1 a 11, "OSSOS SECOS", e, com surpresa, tracei um paralelo com esse meu atual projeto de vida "SUSTENTABILIDADE HUMANA". Extraordinário como estagnamos! Perdemos a fluidez!




    Nesse documento está escrito: "verbis"




    "Veio sobre mim a mão do Senhor; ele me levou pelo Espírito do Senhor e me deixou no meio de um vale que estava cheio de ossos, e me fez andar ao redor deles; eram mui numerosos na superfície do vale e estavam sequíssimos. Então me perguntou: Filho do homem, acaso poderão reviver estes ossos? Respondi: Senhor Deus, tu o sabes. ..."




    Exatamente como estamos hoje! O Planeta virou um vale de ossos sequíssimos! Pereceu a nossa esperança. Permanecemos egoístas como nos tempos do profeta Ezequiel!




    Imprescindível se faz aumentar a nossa espiritualidade! Parecemos vivos por fora, contudo MORTOS por dentro! A sensação é que perdemos as forças para lutar! Tanto faz, como tanto fez.  Vamos ficando na marola da vida e ao sabor da sorte. Não conseguimos mais nos apaixonar, não sabemos mais gargalhar e/ou sorrir. Sonhar? Também esquecemos. Tristeza!




    Voltando ao presente lembro da canção interpretada pelo cantor Zeca Pagodinho "Deixa a vida me levar". Diz o refrão: "Deixa a vida me levar. Vida leva eu ... Sou feliz e agradeço por tudo que Deus me deu".




    Paralisamos. E, quando alguém nos pergunta: - Quando as coisas vão melhorar? Respondemos igual ao profeta Ezequiel: "Só Deus sabe"!




    Para viver com felicidade precisamos tão-só do NECESSÁRIO. O EXTRAORDINÁRIO é demais!




    Vamos praticar o consumo SUSTENTÁVEL/RESPONSÁVEL?




    Muuuuuuuuuuuuu ....




Carinhosamente.



DEBORAH PRATES

Nenhum comentário:

Postar um comentário