quarta-feira, 4 de julho de 2012

O "PATRIMÔNIO CULTURAL DA HUMANIDADE" É INACESSÍVEL


O "PATRIMÔNIO CULTURAL DA HUMANIDADE" É INACESSÍVEL.






Descrição da imagem para deficientes visuais: Desenho do globo terrestre, tendo em todo o seu contorno bonecos simples, iguais, unidos entre si. Tudo em azul claro, estando no centro as Américas  preenchidas em preto.   




MARAVILHOSA RJ!



          O dia 1º/julho/2012, foi, para mim, a maior prova da INSENSIBILIDADE CULTURAL DA HUMANIDADE. A "MARAVILHOSA RJ", recebeu o reconhecimento da UNESCO, através de seu Comitê do Patrimônio Mundial, com o título de Patrimônio Cultural da Humanidade.





          Triste verificar que os padrões que regulam as ações humanas coletivas da sociedade hodierna IGNORARAM a acessibilidade para a sobrevivência das PESSOAS COM DEFICIÊNCIA que habitam o Planeta! Aproposito, também os idosos e todos os humanos que sentem necessidades especiais. Ratifico que o pior cego é o que não quer ver!





          Lembro os amigos de um vídeo postado no meu canal Youtube feito no centro da RJ, mostrando, num pequeno percurso pisos táteis terminando em paredes e outros obstáculos, além de "pegadinhas" que colocavam em risco a integridade de quaisquer mortais. Confiram em:





http://www.youtube.com/watch?v=yKG0qbYOs4s&feature=youtube_gdata





          Nessa segunda-feira (2/7) precisei ir ao centro e tracei uma rota, até turística, indo da estação Carioca do Metrô, passando pelo Largo da Carioca - SEM piso tátil - atravessando a Rua da Carioca e percorrendo toda a Rua Uruguaiana. Afirmo ter encontrado TUDO inacessível. Muitos buracos e obras sem a necessária sinalização, calçadas sem rampas e/ou meios-fios adequados. Longe de esboçar calçada acessível. Trabalhadores descarregando mercadorias e as levando em carrinhos desgovernados em percurso de zigue-zag, atropelando as pessoas em geral, e muito lixo espalhado que dificultava o uso de bengalas. Numa área tipicamente comercial não existe faixa de serviço! Com Jimmy Prates (meu guia) tudo fica mais fácil, mas e para os que não fizeram essa opção de locomoção? Verdadeiro circo dos horrores logo cedo! Essa é a "MARAVILHOSA RJ"!





          Ah, contaram-me, ainda, que existem rampas com hidrantes no meio! Gestores sustentáveis, por favor, saiam de suas confortáveis salas e FISCALIZEM suas promessas de campanha! Fácil administrar só no ar refrigerado e diante de um monitor, né? Maravilha descer pelo elevador e o motorista abrir a porta do carro e seguir assim pelo dia. Mas, será ético? Sinto a falta das Famílias - alicerce da sociedade - para a formação de PERSONALIDADES ÉTICAS.





          Que Patrimônio Cultural é esse, hein? Provado ficou que permanecemos INVISÍVEIS aos olhos do MUNDO! Viram como a grande chave do sucesso é a implementação da ACESSIBILIDADE ATITUDINAL JÁ? Nossos gestores nem sabem o que é! Enquanto a humanidade não se der conta que está engessada/ enlatada pela fôrma da indústria da moda não corrigirá o traçado da rota. Cristalino que o humano ainda não se deu conta de que está indo na direção errada. Daí, como acertar? Vocês têm dúvidas de que precisamos passar um antivírus em nossos neurônios?





          Tive a honra de palestrar no evento CÚPULA DOS POVOS - RIO +20 - na sede da OAB/RJ, sendo meu tema ACESSIBILIDADE e MOBILIDADE. Defendi que INCLUIR é processo de construção de sociedade igual para todos. Num centro imaginário temos, ao meio, a palavra oportunidade, à sua esquerda, a palavra ACESSIBILIDADE, e, a direita, a palavrinha mágica IGUALDADE. Logo, o início da sobrevivência é a implementação da ACESSIBILIDADE ATITUDINAL JÁ!





          Disse que as acessibilidades física e comunicacional estão sendo praticadas com enorme sacrifício, podendo dizer um passo para frente e dois para trás. Faz muito que tratamos a dor e a febre, contudo não conseguimos detectar a causa desse atraso.





          Cidade ACESSÍVEL é para todos, pelo que os termos hão que ser desvinculados do seguimento PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. Se o humano não for atropelado precocemente pela morte será um idoso. Sendo assim, precisará de uma CIDADE ACESSÍVEL.





          Ao final fiz uma proposta no intuito de corrigir a "rota do navio". Objetiva construir o HOMEM SUSTENTÁVEL. Mister se faz alterar os currículos de TODOS os cursos universitários, a fim de que seja introduzida NOVA DISCIPLINA, qual seja:


      INICIAÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO DOS GRUPOS SOCIAIS VULNERÁVEIS.





          Além da insensibilidade dos gestores, temos médicos ginecologistas que não sabem atender mulheres cadeirantes; advogados que desconhecem o único Tratado Internacional com força de Emenda Constitucional, que vem a ser a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência; juízes que impedem a permanência do cão-guia com seu usuário nas dependências do foro; juízas que tomam depoimento de testemunha cadeirante na calçada; etc.. As DIVERSIDADES são REAIS, pelo que hão que ser aceitas pela sociedade como são e não como gostariam que fossem. Com essa nova disciplina estudar-se-ia o arcabouço dos GRUPOS SOCIAIS VULNERÁVEIS, valendo dizer: pessoas com deficiência, negros, crianças/ adolescentes, mulheres, idosos, indígenas, ciganos, e outros.





          A HUMANIDADE há que se lembrar que deriva do HUMANO! Vejam o vídeo e reflitam sobre o pensamento de Albert Einsten: "Se, a princípio, a ideia não é absurda, então não há esperança para ela".




(1ª parte:

http://www.youtube.com/watch?v=UQWFOtzfa_U&feature=plcp/



2ª parte: http://www.youtube.com/watch?v=v5QMqXNF4IM&feature=youtube_gdata)





          Estagnado é como está o ser humano. O consumo exacerbado retirou a autonomia do pensamento. Basta de "maquiagem verde". Precisamos recobrar a autonomia com a prática da INCLUSÃO. Necessitamos de alimentos, saúde com humanização, transportes adaptados, educação de qualidade, mobilidade urbana nos moldes do desenho universal, desporto adaptado, bem como todos os recursos de acessibilidade que nos proporcione idênticas oportunidades com as demais pessoas sem deficiência. Daí, partiremos para o "abraço", já que a IGUALDADE é uma CONQUISTA.





          Tudo só depende de nós! Meditem sobre o pensamento de Abraham Lincoln: "Ninguém é suficientemente competente para governar outra pessoa sem o seu consentimento".





Carinhosamente. DEBORAH PRATES

2 comentários:

  1. Maravilhoso, ver as colocações, porém a palavra mais linda é "DIREITO", so que a estatua está com os olhos vendado (tampado)é justamente para não ver o Direito, tudo é lindo no papel mais na pratica, é muito diferente, tem os que aplicam o direito, mais o DINHEIRO fala mais alto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boas energias amigo anônimo! Grata por sua inteiração. Concordo com você. Vivemos a cultura da superficialidade, onde o grande barato é o ter por ter. Uma vida sem sentido e sem ética. Para onde vamos? Estou convencida de que a grande saída é o investimento na sustentabilidade humana. Quero dizer, praticando a acessibilidade atitudinal. Não podemos perder a esperança. Carinhosamente Deborah Prates

      Excluir