segunda-feira, 29 de julho de 2013

Convidados esquecidos! COMUNHÃO?


CONVIDADOS ESQUECIDOS!


COMUNHÃO?

 


 
 
Descrição da foto para DV’s: Foto do Papa Francisco de meio corpo, falando no microfone. Ele está de branco, com o braço esquerdo levantado dando ênfase no seu discurso. Atrás dele há uma grande cadeira estofada em creme.
 
 

                        Pós altos e baixos disse o nosso prefeito Eduardo Paes: "Nota mil ao Papa e zero aos demais ..."

 

                        Vendo, com meus olhos cegos, a representação do sofrimento e morte de Cristo encenado em 14 atos/palco, na praia de Copacabana/RJ, num dos pontos altos da JMJ, constatei na encenação 9, o anúncio de 20 cadeirantes. Imaginei ter ouvido mal. Mas se várias emissoras estavam assim informando era sinal de que os organizadores da JMJ passaram esse script.

 

                        Meia confusa tentei arrumar o pensamento. Em encenação posterior a mídia narrava a presença de surdos. Perplexa fiquei ao ouvir uma repórter repetir incansavelmente que tratava-se de SURDO/MUDO! Ora, pelo amor do Criador, ninguém é mudo! Todos os seres humanos, de algum modo, tem a capacidade de se comunicar/falar! Inacreditável constatar em 2013, a manutenção de um olhar assistencialista para com a pessoa com deficiência!

 

                        Ouvi, ainda, a mídia dizer "pessoas portadoras de deficiências" e muitas outras expressões erradas. Faltam palestras para capacitação dos profissionais!

 

                        Sabido é que onde se inclui um, dois... significa dizer que os demais estão EXCLUÍDOS. É ou não é? Vamos admitir o argumento de sorteio; tudo bem. Mas no bingo da vida só havia o mesmo número? Cristo tratava cada qual de maneira singular. Genérico? Só em bulas de remédios.

 

                        Precisariam os Srs. organizadores balançar com mais justiça o saco das peças. Será que não foi localizado nenhum pintor que use o pincel na boca; nem cantor sem braços e pernas? Para a festa/comunhão de Cristo esses "detalhes" passaram desapercebidos pelos servos!

 

                        Daí foi que fiquei refletindo como a Igreja continua piedosa/excludente relativamente a pessoa com deficiência. A Santa Igreja nos integrou genericamente, contudo, NÃO incluiu! Continuamos a ser o GLACÊ DO BOLO! (confiram em: http://deborahpratesinclui.blogspot.com.br/2013/03/bolo-sem-glace.html)

 

                        A Igreja católica perdeu grande chance de mostrar ao planeta que as DIVERSIDADES existem no viver diário como são e não como a coletividade gostaria que fossem. Ao invés dos anunciados 20 cadeirantes, poderiam os organizadores terem anunciado/incluído 19 outros humanos para representar tantas mais pessoas que sofrem a dor do terrível preconceito e consequente discriminação. De quem falo? Dos cadeirantes; cegos; surdos (que não são mudos); deficientes intelectuais; muletantes; pessoas com nanismo e gigantismo; irmãos vítimas de diversos acidentes genéticos, apresentando, por ilustração, o corpo coberto por longos e densos pelos, pessoas com um lado do corpo demasiadamente maior que o outro, protuberância nas costas dando aparência de tartaruga, semelhantes que têm que andar com o corpo coberto de ataduras ante a má formação da pele; humanos sem um dos membros, obesos, ... Todos são igualmente seres humanos! A lista de convidados restou incompleta!

 

                        Verdadeiramente sofremos o fenômeno da INVISIBILIDADE!

 

                        Quem é o CEGO nessa história toda? Lembre-se que ela é sua e minha também!

 

                        A sociedade não está preparada para o trato com essas diferenças, pelo que, vergonhosamente, EXCLUEM esses irmãos do convívio social. Faltam a esses seguimentos, tão discriminados, amor, carinho, trabalho, oportunidade a VIVER dignamente!

...

                        Maravilhoso se tivéssemos tido, nesse 9º palco, um cadeirante e mais 19 seres humanos representando o maior número possível dos que integram os grupos sociais vulneráveis, não acham?

 

                        Fui dar uma breve relida nas escrituras sagradas. Eis o resultado da busca em Lucas, Capítulo XIV, versículos "16 a 24". Conta Lucas:

 

                        "16. Jesus respondeu: "Um homem deu grande banquete, e convidou muitas pessoas.

 

                        17. Na hora do banquete, mandou seu empregado dizer aos convidados: 'Venham, pois tudo está pronto'.

 

                        18. Mas todos, um a um, começaram a dar desculpas. O primeiro disse: 'Comprei um campo, e preciso ir vê-lo. Peço-lhe que aceite minhas desculpas'.

 

                        19. Outro disse: 'Comprei cinco juntas de bois, e vou experimentá-las. Peço-lhe que aceite minhas desculpas'.

 

                        20. Um terceiro disse: 'Acabo de me casar e, por isso, não posso ir'.

 

                        21. O empregado voltou, e contou tudo ao patrão. Então o dono da casa ficou muito zangado, e disse ao empregado: 'Saia depressa pelas praças e ruas da cidade. Traga para cá os pobres, os aleijados, os cegos e os mancos'.

 

                        22. O empregado disse: 'Senhor, o que mandaste fazer, foi feito, e ainda há lugar'.

 

                        23. O patrão disse ao empregado: 'Saia pelas estradas e caminhos, e faça as pessoas virem aqui, para que a casa fique cheia

 

                        24. Pois eu digo a vocês: nenhum daqueles que foram convidados vai provar do meu banquete'."

 

                        Quando li a palavra CAMPO, arrepiei! Trazendo o texto para o presente lembrei do CAMPO DA FÉ! Seria Guaratiba previsto por Lucas?

 

                        Sinceramente esperei, a todo tempo, que o "Dono da Casa", melhor dizendo o Papa Francisco trouxesse o contexto a ordem. Lamentavelmente não aconteceu!

 

                        Tenho para mim que a comunhão na festa de 26/7/2013, valendo dizer a ceia do Senhor Jesus Cristo, em Copacabana, não trouxera todos os convidados ordenados.

 

                        Como simples mortal, dou ao nosso "Francisco" nota 999, dentro dos 1000 atribuídos por Eduardo Paes. Certamente, dentro da generosidade do nosso Pedro, alguns convidados foram excluídos INOCENTEMENTE. Estou convicta que tudo fluiu na pressão dos sucessivos erros, economia na realização do campo da fé, chuva, vento frio, emoção ...

 

                        No século XXI, traduzo o cajado do pastor pela palavra microfone para a condução das ovelhas/rebanho.

 

                        Bem poderia, no poder do microfone, o Papa ter feito um comentário nessa encenação, de modo a INCLUIR toda a DIVERSIDADE que, majestosamente, compõe a Terra! Em sua infinita generosidade, óbvio que não foi por mal!

 

                        Aprendemos a ser misericordiosos. Desde a sua eleição foi que o nosso "Francisco" solicita a todos nós que oremos por ele. Somos todos humanos e falíveis de erros!

 

                        Igualmente aprendemos que a humildade é uma das grandes virtudes. Teríamos que ser mais submissos e pacientes aos sofrimentos /desventuras da vida? Aguentar calados desembargadores separando a dupla usuário/cão-guia; médicos ginecologistas que não sabem atender mulheres cadeirantes; jornalistas anunciando surdos MUDOS; empresários colocando seu comércio sobre piso-guia; professores despreparados para o trato com alunos deficientes; taxistas se recusando a levar cadeiras de rodas; JMJ ignorando o versículo 21 acima citado. Havia pessoa com nanismo em algum palco?

 

                        Por favor, não me venham com a velha máxima de que todos, - implicitamente - foram contemplados! Cada ser é ímpar, singular, pelo que os tratamentos hão que ser condizentes com o exemplo de Cristo.

 

                        Estagnada é como está a humanidade! "Francisco", assim como eu, quer o diálogo entre os povos, independente de sua religião. É o que estou fazendo na presente crônica; conversando com a sociedade acerca da injustiça que constatei.

 

                        Cristo é tão contundente na história da humanidade que o calendário se divide antes e depois dele. A fé de Cristo é incomensurável. Deu sua vida para salvar a humanidade. Jamais se CALOU diante das injustiças. Sei que Cristo não quer que sejamos MORNOS!

 

                        Acessibilidade ATITUDINAL é a chave do sucesso para um planeta com mais justiça para todos. Mudemos os nossos maus hábitos pra ontem!

 

                        Ah, pensaram que eu já ia me despedir sem falar nessa expressão mágica, né? Nunca.

 

                        O Papa, em várias falas, clamou que não percamos a fé, nem a esperança por um mundo melhor. É nesse espírito de militância em prol de maiores oportunidades para os que compõe os grupos sociais vulneráveis que convido a leitores a arregaçarem às mangas rumo ao AGIGANTAMENTO DA REDE PLANETÁRIA DA SOLIDARIEDADE. Mesmo sozinha luto contra a corrente ...

 

                        Rogo para que Cracóvia tenha sensibilidade para completar a lista dos CONVIDADOS para a JMJ de 2016.

 

Carinhosamente.

 

DEBORAH PRATES

Nenhum comentário:

Postar um comentário