sábado, 29 de agosto de 2015

Queremos acessibilidade no Rock in Rio em 2015 !!!

Queremos acessibilidade no Rock in Rio em 2015 !!!


Informo aos amigos que a Procuradoria da OAB RJ, por iniciativa da sua Comissão de Direitos Humanos e Assistência Judiciária, ingressou com uma Ação Civil Pública em face do Rock in Rio, a fim de que a edição 30 anos da Cidade do Rock esteja acessível às pessoas com deficiência.

A edição 2013, bem como as anteriores, menosprezaram os deficientes. Os cadeirantes, por ilustração, tiveram que ser retirados de suas cadeiras e carregados no colo até o acento do transporte sem as adaptações legais e muito mais desumanidades, as quais foram relatadas num detalhado relatório encaminhado aos organizadores do evento. A resposta às denúncias foram evasivas, sem qualquer consistência.

De nada adiantaram os protestos da CDHAJ em relação ao tema acessibilidade. Visitas ao local foram feitas e correspondências foram trocadas sem qualquer sucesso. Os fatos noticiados pela mídia dão conta das atrocidades praticadas contra esse
seguimento. A foto que ilustra a presente nota é contundente quanto ao rebaixamento do ser humano por parte dos empresários.

As palestras de acessibilidade atitudinal foram realizadas para a edição 2015 e foram bem aceitas pelos coordenadores, bem como pelos voluntários que irão colaborar no evento no próximo setembro. Sem dúvida já foi um bom começo a introdução das palestras. No entanto, têm caráter complementar, de maneira que não substituirão as demais acessibilidades.

O ingresso da ação deixou a todos muito triste, já que o que se requer é, tão-só, o cumprimento da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, também conhecida por Convenção de Nova Iorque. Para quem não sabe esse é o único Documento Internacional com status de Emenda Constitucional, valendo dizer que é a própria Constituição da República reiteradamente rasgada pelos responsáveis.

Relevante registrar que, segundo o último censo do IBGE a população brasileira com algum tipo de deficiência atinge o expressivo número de 45.606.048 pessoas, equivalendo a 23,9% da população total. Consequentemente, as pessoas com deficiência representam quase 1/4 da população, de sorte que não podem ser menosprezadas, como vinha fazendo os organizadores do evento. Mister se faz que a sociedade tenha conhecimento do censo do IBGE 2010!

Em 2015 não é mais admissível o desrespeito a dignidade da pessoa com deficiência. Todo ser humano, sem distinção, merece tratamento digno, valendo dizer que devemos sempre agir de modo a respeitar a dignidade, sem humilhações ou discriminações em relação as diversidades.






Descrição das imagens para deficientes visuais: fenda no espaço que o Rock in Rio, em 2013, destinou às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Prova da total desumanidade e descumprimento da legislação. 

A fenda estava a espera de um pé de qualquer deficiente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário