sábado, 30 de dezembro de 2017

Por mais sororidade e menos preconceito vai o evento "Lesbianidades e Potências"

A amiga Helena Niemeyer Teixeira II nos presenteou com o vídeo do Seminário Lesbianidades e Potências, realizada no auditório da CAARJ, no dia 23 de novembro de 2017. Sob a minha coordenação e da querida Maria Duda.

Foi o meu primeiro evento independente e de resistência a todo tipo de opressão imposta aos diversos grupos de mulheres. Foi o evento que mais me emocionou pela diversidade de mulheres que consegui reunir em uma mesma mesa.

O preconceito/opressão que as mulheres lésbicas sofrem é inacreditável! Enquanto sociedade precisamos sair do nosso lugar de fala para ouvir a outra. A orientação sexual e a identidade de gênero de cada ser humano não podem ser usados como empecilhos/limitadores da inclusão dessas pessoas no mundo.

Por mais sororidade e solidariedade, e menos hipocrisia. Convido a todas, todes e todos para assistirem o seminário, o qual está dividido em 8 partes, cada uma com a fala de uma palestrante, de modo que cada qual pode assistir aquela que quiser.

Com todo o meu carinho, agradeço o apoio do Movimento da Mulher Advogada RJ, que vem sendo parceiro de todos os eventos que coordeno. Para essas incríveis mulheres, lideradas pela querida Naide Marinho, rendo as minhas sinceras homenagens. Agradeço, finalmente, ao presidente da CAARJ - o advogado Marcello Oliveira - por acreditar nas causas sociais de forma a disponibilizar o espaço para que esses eventos aconteçam. 



Deborah Prates


Luciane Cardoso


Priscila, em substituição da palestrante Camila Marchi


Luísa Escher Furtado


Camila Marins

Lygia Neves


Alice Pereira

Virginia Figueiredo









Descrição do cartaz

O fundo é roxo. Ocupando quase a totalidade da imagem temos dois espelhos de Vênus entrelaçados, que consiste na representação simbólica das lésbicas. O espelho de Vênus é atualmente usado pela biologia como símbolo do feminino e sua duplicata representa o grupo das lésbicas. Sua identificação visual consiste num aro, aonde, na parte inferior, tem-se uma cruz.

O símbolo remete à mitologia grega, o qual era usado como espelho da deusa Afrodite, chamada de Vênus pelos romanos. Afrodite era a deusa dos valores identificados como pertencentes à mulher naquela sociedade, tais como o amor, a beleza e a sexualidade.

No cartaz, ambos os espelhos estão levemente inclinados em um tom de lilás, que se contrapõe ao roxo mais escuro do fundo. Na parte de cima do cartaz temos o título, qual seja “Seminário (em rosa) Lesbianidades e Potências (em amarelo)”. A seguir, temos a lista das palestrantes, que está localizado, na cor branca, dentro do aro da esquerda.


Palestrantes:

Luísa Escher Furtado: psicóloga clínica e membro da Coletiva de Lésbicas Sapa Roxa

Camila Marins: jornalista, ativista lésbica da Coletiva Sapa Roxa e poeta

Lygia Neves: pedagoga e vice-coordenadora do Programa Política para Mulheres Surdas da Feneis

Virginia Figueiredo: membra da Liga Brasileira de Lésbicas

Camila Marchi: advogada

Luciane Cardoso: advogada

Deborah Prates: advogada


No aro da direita, ainda em branco, temos escrito:

Coordenação geral: Deborah Prates
Subcoordenação: Maria Euarda Aguiar


Abaixo de ambos os aros, entre ambas as cruzes, temos as informações do evento:

Data: 23 de novembro de 2017. Quinta-feira, às 17h
Local: Plenário da CAARJ. Avenida Marechal Câmara 210, 6º andar, Centro, Rio de Janeiro


Por fim, abaixo de tudo há uma faixa branca com as logos dos grupos que estão apoiando o evento, quais sejam:

Coletivo Pela Vidda - o grupo pela valorização, integração e dignidade do doente de AIDIS

ONG Viver Bem - bem estar da mulher - inclusão social

AMU BRASIL - agenda das mulheres brasileiras
Movimento da Mulher Advogada


Nenhum comentário:

Postar um comentário