sábado, 9 de junho de 2012

A nudez da dignidade



A NUDEZ DA DIGNIDADE




Descrição da foto para deficientes visuais: Morador de rua com cabelos grisalhos, casacão verde musgo, calça jeans desgastada e com velho sapato. Está sentado com as costas amparadas numa parede cinza  e a sua volta três cachorros. Ao lado direito está sua bolsa de cor marrom e próximo ao seu pé direito está o seu chapéu marrom claro.



“Toda pessoa traz dentro de si uma canção de amor.”



Sentia que estava quase na esquina da Rua Cândido Mendes pela força do vento que soprava em nossa direção.



De mãos dadas minha filhota e eu, ela com sua cadelinha à direita e Jimmy (meu guia), à minha esquerda, paramos ao ouvir.

-Bom-dia senhora com o cachorrinho?




Estancamos. Perguntei.



-Quem nos fala?



A resposta não veio. Repeti a pergunta.



-Quem nos falou?



Novo silêncio. Então complementei.



-É que o cego vê com os ouvidos e ouve com o coração!



A voz se fez ver.



-Vinícius!



Interagi.



-Olá Vinícius! Você mora por aqui?



Mais um silêncio.



-Você é daqui Vinicios?



-Sou um morador de rua.



Senti que haviam muitas pessoas a nossa volta. O local é bastante movimentado e rodeado de ambulantes com suas bancas. Todos calamos. Continuei.



-Sou Deborah e todas as vezes que você passar por mim grite pelo meu nome. Terei muita honra em falar com você Vinícius!



Ele respondeu em tom de voz meio embargada.



-Vá com Deus e um bom final de semana para a senhora e sua filha!



Quando ouvi de um morador de rua o nome de Deus fiquei tão emocionada que abaixei a cabeça e comandei Jimmy para que continuasse a marcha rumo a nossa casa. Minha filhota - que a tudo acompanhava calada, espontaneamente, retrucou.



-Vinícius! Bom final de semana para você também!



No pequeno percurso até a nossa porta confabulei com minha filha sobre o que levaria um morador de rua, tão discriminado e repudiado por toda sociedade, a falar em nome de Deus! E minha melhor amiga ponderou.



-Pois é! Mãe, a gente tem tudo e reclama. Ele só tinha um pedaço de pão numa das mãos tão suja e noutra um papelão! Suas roupas eram rasgadas, seus pés descalços, seus cabelos indescritíveis, mas trazia nos olhos tanta solidariedade e sinceridade ...



O dia prosseguiu como de hábito. A noite veio e não conseguia dormir pensando em Vinícius. Nãocompreendia como um homem tão castigado pela vida ainda era temente ao Criador.



Constatei naquele dia, tão importante para nós, que a FELICIDADE, AMOR e PAZ são bens que habitam o nosso próprio interior. Por isso é que não adianta perder o nosso precioso tempo buscando tais riquezas em shoppings, templos e em viagens ...



Agora tenho a certeza de que esses bens não têm preço nem etiqueta de grife.



De fato a FELICIDADE é um estado de alma e, só aquele que atinge a plenitude, é que tem competência para estar perto de DEUS. O endereço de Vinícius é a sua DIGNIDADE e, com quanta propriedade anda desnudo!



Penso que, a sua moda, Vinícius é FELIZ. Nós também somos FELIZES.



Você que me lê, também é FELIZ?



Carinhosamente.

DEBORAH PRATES

2 comentários:

  1. A felicidade está antes no amor e por isso é que, pelo amor, conseguimos perceber no outro essa sintonia a nos comover completamente.
    Cadinho RoCo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cadinho, muito obrigada pela interação. Concordo plenamente com você. carinhosamente Deborah Prates

      Excluir