quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Vamos conversar?


TROCANDO EXPERIÊNCIA NA RUA.

 

VAMOS CONVERSAR?
 
 

 
 
 
Descrição da foto para deficientes visuais: No centro da foto está Deborah Prates, de óculos escuros, blusa rosa, bermuda jeans abaixo do joelho e tênis, segurando o arreio de Jimmy Prates, que está de boca aberta. Ambos estão numa pista andando em direção a câmera. Do lado direito há um gramado e ao fundo existem pessoas caminhando e árvores. O céu está azul.
 
 

                    O mundo gira e DEBORAH PRATES - 45.200 - roda! Rodando para lá e para cá é que venho fazendo a minha campanha para vereança pelas inacessíveis ruas da RJ.

 

                    Independente do resultado nas urnas posso afirmar, sem medo de errar, que a troca de experiência, em muito, está enriquecendo a luta das pessoas com deficiência. A cada dia corroboro a minha afirmação de que é a ACESSIBILIDADE ATITUDINAL o carro-chefe das acessibilidades. De fato nada conhece a coletividade sobre o convívio com as pessoas com deficiência.  Então é que vale a pena repetir que INCLUIR É PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE SOCIEDADE IGUAL PARA TODOS.

 

                    Presentemente venho dividir com os amigos leitores duas passagens para serem avaliadas e refletidas pelos humanos sensíveis. Preparem-se! Vou mandar.

 

                    Primeira. Entrego um panfleto e a voz masculina responde.

 

                    - Ué, não sabia que gente ASSIM podia se candidatar!

 

                    - O que o senhor quer dizer com "GENTE ASSIM"?

 

                    Ah! Gente anormal!

 

                    Segunda. Novo "santinho" com nova resposta em voz masculina.

 

                    - Se nem os que enxergam fazem alguma coisa, quem dirá um cego! Não votaria nunca num cego!

 

                    Chocante o conteúdo das respostas que obtive. No entretanto, muito bacana a oportunidade para dialogar/interatuar com a sociedade. Óbvio que em ambas as situações eu consegui, às duras penas, clarear os cérebros desoxigenados. Nítido restou o quanto os Srs. Gestores, nas três esferas, pecam em não cumprir o ordenamento legal quanto a realização das imprescindíveis CAMPANHAS informativas. Vale dizer a implementação da ACESSIBILIDADE ATITUDINAL. Esse desleixo é a prova cabal da IGNORÂNCIA dos administradores nesse quesito. Como sempre digo: SE O COMANDANTE NÃO SABE QUE ERRA, COMO CORRIGIR A ROTA DO NAVIO? Mesmo, mesmo, precisamos EXIGIR que qualquer cidadão que ganhe qualquer processo seletivo passe por um curso de CAPACITAÇÃO.

 

                    Amigos, perceberam como o pior cego é o que NÃO QUER VER?

 

                    Serão todas as pessoas com deficiência incompetentes, ou será a sociedade quem lhes nega a OPORTUNIDADE para, de fato, estarem incluídas?

 

                    Dessa feita penso serem os dois minúsculos diálogos travados com os eleitores nas ruas da RJ tão contundentes que dispensam maiores delongas. Destarte, convido-os a uma reflexão e conclusão sobre as situações em questão. Por mais doídos que se apresentem os fatos, repito que essa minha exposição objetivando encontrar a direção da JUSTIÇA/IGUALDADE está sendo produtiva. A Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência, único diploma legal internacional com status de EMENDA CONSTITUCIONAL, soterrou, de vez, o espírito assistencialista de outrora. Também por esse ordenamento é que tanto luto pelo magnetismo das ACESSIBILIDADES. Levar à prática, por meio de providências concretas, os modais da acessibilidade é, sem dúvida, o caminho que levará a magia da OPORTUNIDADE. Daí dependerá de cada qual conquistar o seu DIREITO de igualdade. No ponto de partida da vida das pessoas com deficiência é que têm os Srs. Gestores o DEVER/OBRIGAÇÃO de executar a acessibilidade em todos os seus nuances.

 

                    Você crê no potencial da mulher cega DEBORAH PRATES - 45.200?

 

Carinhosamente.

 

DEBORAH PRATES

2 comentários:

  1. Amiga que constrangedor ler o que li, me senti muito triste em saber que você ouviu isso? Onde estamos, século errado, será? Mas eu tenho a certeza absoluta que estas duas pessoas se foram pensando no quanto são pobres de espírito e de conhecimento da vida. Como precisam aprender,como nós deficientes temos que ensinar também... Talvez eu tivesse ficado totalmente seca, precisando com urgência de água para me refazer e tentar responder com calma a este descalabro. Mas é ainda a nossa situação... Ainda fico achando que os Gestores "tentam", em vão, nos ter como antes: trocas sociais e por isso precisam nos ter como deficientes. Os Gestores, como vc bem diz... ainda não entenderam que NÃO SOMOS NÓS OS DEFICIENTES E SIM ELES E AS CIDADES QUE DIZEM TOMAR CONTA... Pensam que ainda nos querem deficientes, mas não iremos admitir mais. Na Câmara você mostrará o seu potencial, lá você irá dizer a que venho.. TENHO FÉ DE QUE VOCÊ ESTARÁ LÁ. Vamos compartilhar para que cada vez mais pessoas tomem conhecimento dos seus pensamentos e atitudes e queiram nos ajudar a colocar você lááááá´.. Bjs amiga!

    ResponderExcluir
  2. Querida Beth, como sempre estamos de mãos dadas nessa nossa incessante marcha em prol das acessibilidades. Sinto-me preparada para ocupar uma das cadeiras na câmara dos vereadores RJ. ara tanto precisarei do seu voto e mais 14.999 rsrs. A nossa união é que propciará a nossa evolução. Só depende de nós. carinhosamente Deborah Prates

    ResponderExcluir