sábado, 15 de março de 2014

Dia mundial do consumidor. Conscientização já !!!



DIA MUNDIAL DO CONSUMIDOR

CONSCIENTIZAÇÃO JÁ!!!


 

Descrição da foto para DV's: no centro, sentada em um pufe branco, está uma mulher (da cintura para baixo), magra, usando um vestido rosa um pouco acima do joelho e saltos-alto pretos. A sua volta, muitas sacolas de compras; por volta de 15 ao todo e de diversas cores e tamanhos(mostrando o consumo exacerbado).


        Enquanto "ACESSIBILISTA" afirmo ser a acessibilidade ATITUDINAL a única chave do sucesso para termos um planeta sustentável. Inexiste sustentabilidade sem ACESSIBILIDADE.

        O que essa colocação tem a ver com o Dia Internacional do Consumidor? Ora, tudo mesmo! Cumpre aos governantes exibirem, com regularidade, campanhas pelas mídias em geral, a fim de reeducar a população de como deve gerir os seus recursos. Alertar sobre endividamento, juros escorchantes e exorbitantes, como gerir os recursos pessoais e familiares são essenciais para a saúde financeira do Brasil.

        Obviamente, com o advento do Código de Defesa do Consumidor, já avançamos bastante. Todavia, as pesquisas mostram o quanto os brasileiros estão endividados, sem saída para regularizar suas finanças. Na vida hodierna, onde o consumo é incentivado ao extremo, a moda é a ostentação. Empresários e governantes difundem a cultura do ter sobre o SER; impõe-nos a educação da obsolescência/superficialidade, sob a maquiagem verde da sustentabilidade.

        Registro a certeza de que é uma balela falar em sustentabilidade sem ACESSIBILIDADE. Afirmo, sem medo de errar, que das modalidades de acessibilidade é a ATITUDINAL a principal, já que trata das mudanças dos maus hábitos arraigados nos cérebros humanos desde o início da civilização. (releiam a crônica Tecnumano: http://deborahpratesinclui.blogspot.com.br/2013/02/tecnumano.html)

        Mudar uma cultura é processo lento, pelo que estamos atrasados na partida. Uma cidade acessível, em todos os sentidos, é para todos e não apenas para as pessoas com deficiência como, erradamente, pensa a maioria do corpo social.

        É dever constitucional do Estado a promoção de uma sociedade mais justa e igualitária, de modo a propiciar aos concidadãos maior bem-estar e felicidade.

        No dia Internacional do Consumidor é que deixo aos amigos leitores uma reflexão: A QUEM INTERESSA EDUCAR O POVO?

Carinhosamente.

DEBORAH PRATES

OBS*** a expressão acessibilista inexiste nos dicionários de língua portuguesa. Todavia, é a única que expressa exatamente o que faço. Como é a língua viva/dinâmica e considerando que sou DIFERENTE, foi que a criei/inventei.

8 comentários:

  1. Amiga mais do que certa em suas ponderações e que sempre nos leva a uma reflexão sobre os assuntos abordados.Estou com você no termo acessibilista, cai como uma luva para nós que temos lutado incansavelmente para que haja uma mudança ATITUDINAL em todas as condutas...É inadmissível a falta de empenho dos nossos gestores nas questões culturais e educacionais do nosso povo. A eles interessa ainda, apesar do que se propaga nas mídias sociais, as quais temos mais acesso, o "emburricimento " da população...Digo com tristeza infinita que a maioria hoje é levada a mostrar que ter é poder e se virmos com outros olhos... há de se ter certeza de que nada há no TER!
    Erra-se ao entender que acesso é só para o deficiente cadeirante, fica um peso grande as nossas costas e um empurra empurra sem solução... Ficamos no mesmo. Pagamos um plano de saúde caríssimo e dos dois lados entende-se que a saúde é de graça, como se fosse desculpa para o mau atendimento e o mau equipamento.. Cara é a bolsa de "marca", é o carro importado, mas querem ter e se esquecem de que SER não é o que aparenta aquele que ostenta o TER...Enquanto isso, ainda vemos desculpas esfarrapadas daqueles que usurpam nossos 2% das vagas especiais, dizem: é só por um minutinho .. são aqueles que têm e NÃO SÃO! Sabemos disso e ainda usam de outras desculpas deixando a corda arrebentar no lado mais fraco.E, nós que lutamos pelos nossos direitos ficamos sem poder IR e VIR. Ficamos sem o cumprimento da CONSTITUIÇÃO que nos resguarda a norma... Muitos se endividam tentando assim, mostrar que podem e não passam de pobres bonequinhos de manobras do consumo insano e escravisador...Sinto muito, mas repito, SOMOS UM GRUPO DE DEFICIENTES QUE VIEMOS PARA MUDAR, CONSCIENTIZAR... quem não quiser ficar pra trás que venha conosco... SABEMOS A QUEM INTERESSA TODA ESTA FALTA DE RESPEITO... e estamos mostrando... Vejam com seus próprios olhos... ou então, senão se envergonharem de ver e não enxergarem... vejam pelos olhos atentos de DEBORAH PRATES...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida amiga Beth, muito bacana as suas ponderações, com as quais concordo! Sigamos em frente no processo de conscientização dos nossos semelhantes. Carinhosamente Deborah Prates

      Excluir
  2. A palavra de Ordem de Deborah é Continuar em busca de seu ideal de servir a humanidade . Felicidades em sua missão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigos da RPB, muito obrigada pela inteiração + palavras de incentivo + solidariedade. juntos somos mais fortes. Carinhosamente Deborah Prates

      Excluir
  3. Querida Deborah., como sempre vc nos faz refletir com maestria sobre temas imprescindíveis para a conscientização da sociedade e sua transformação. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido amigo Zeus, como de hábito você sempre agregador e solidário. Vamos juntos em busca de um Brasil mais justo e igualitário. Carinhosamente Deborah Prates

      Excluir
  4. Deborah, hoje fiz contato com um Centro de Estudos que tem desde a Escola infantil até o terceiro grau. No pouco que estou na minha trilha, enquanto você e tantos outros "Acessibilistas" estão na estrada, vejo que o que é preciso é que as Escolas, as Secretarias de Educação, o Ministério da Educação entendam que é preciso levar você e tantas outras pessoas geniais para dentro das Escolas.
    ATITUDE e Educação precisam estar alinhadas pela mesma causa. Cobremos dos grandões por suas atitudes e ações equivocadas mas é preciso dar às crianças oportunidade de aprender o certo para que não sejam aprendizes dos "grandões" . Junto-me a Elizabeth Marge e gostaria que tantos outro se juntassem para que possamos "engrossar a sua voz". Não quero só aplaudí-la pela sua missão, quero estar junto nessa missão que é de todos nós. Talvez essa seja a principal deficiência dos ditos "normais" como eu(pensamos que somos): pouco olhamos para o outro porque precisamos consumir algo para o nosso umbigo. Fique com Deus Deborah e saiba que o nosso BLA - Busco Legados de Acessibilidade só quer fazer parte de todas a outras histórias em busca de um Brasil melhor. Você está certíssima "Atitud now". Fábio Guimarães.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que lindo, querido amigo Fábio !! Foi muito bom tê-lo conhecido e poder trocar com você tantas figurinhas... Seu trabalho - andante em cadeira de rodas - verdadeiramente fez e faz a diferença para mostrar o significado do verbete ACESSIBILIDADE. A sua sensibilidade é ímpar. Para mim é uma honra integrar o BLA. De fato, as escolas precisam ensinar os alunos a pensar e a voar com suas próprias asas. Longos anos de ditadura quebraram as asas de quase todos da nossa geração. Somos todos deficientes de alma... Carinhosamente Deborah Prates

      Excluir